Alice Moraes
36 anos (1945–1982)
19 de janeiro de 1982
espírita
Apelidada de Pimentinha, pelo poeta Vinicius de Moraes, por causa de sua forte personalidade, Elis estreou cantando na Rádio Farroupilha, com 11 anos, no programa Clube do Guri. Em 1959 foi contratada como cantora pela emissora. Estudou no grupo escolar Gonçalves Dias e no Instituto de Educação General Flores da Cunha.
Ercy Carvalho
Já a menina é filha da artista com o músico Davi Moraes, de quem Maria se separou no ano passado. Alice, além de ser neta de Elis Regina, tem Moraes Moreira, outro mito da música brasileira, morto em abril deste ano, como avô.
"Aos meus olhos nada poderia detê-la, pará-la. [Ela] Era invencível." Com declarações de amor como essa é que João Marcelo Bôscoli, hoje com 49 anos, lembra os sentimentos que ele teve quando criança e filho de Elis Regina.
César Camargo Mariano
Maria Rita
Ronaldo Bôscoli
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre
75 anos de idade
17 de março de 1945
Maria Rita
Belchior
Falando sobre Como Nossos Pais, Belchior comentou que a música é uma crítica à inércia da juventude, que se acomodou quando não devia e parou de questionar. Esse trecho da letra pode ser percebido como uma provocação, tentando instigar o ouvinte a ir atrás do que é dele por direito.
Significado da música O tema dá voz a uma geração de jovens que viram a sua liberdade confiscada pela instauração da ditadura militar brasileira. Frutos de uma época marcada pela inovação, a experimentação e a contracultura, seu estilo de vida foi alterado pela chegada da repressão.
1976
“Como nossos pais” foi composta por Belchior em 1976. Foi escrita em meio ao cenário conturbado da ditadura e faz uma crítica a censura das coisas mais banais, como reuniões, clubes, eventos públicos e namoros em público… A ditadura fez aniversário mês passado, seguido de “descomemorização” e remorso.
Como Nossos Pais- Trilha Sonora do Filme de Laís Bodanzky (e outras músicas)
Belchior
Um filme maduro, bonito, tocante e que é mais um belo exemplo de que o cinema nacional pode ser universal e muito bem realizado. Alexandre M. Rosa (Maria Ribeiro) está presa em uma carreira que não gosta, em um casamento em conflito, com brigas permanentes com a mãe e tendo que sustentar seu pai meio viajão.