II) No estado fundamental, o átomo de fósforo possui três elétrons desemparelhados.
Como cada um dos orbitais do subnível 3p está incompleto, o átomo de fósforo consegue realizar três ligações químicas, atingindo, assim, a estabilidade. ... Essa ocorrência só é possível por meio da hibridização (união de orbitais atômicos incompletos) do fósforo.
Por exemplo, átomos de fósforo (P) são maiores do que os átomos de nitrogênio (N), isso explica por que o composto PCl5 é conhecido enquanto o NCl5, não. Na formação do PCl5 gasoso, a camada de valência é expandida acomodando 10 elétrons, ou seja, são 5 pares de elétrons na camada de valência.
Berílio e boro são elementos que nunca seguem o octeto, portanto, seus compostos também não obedecerão à regra do octeto. ... Por ser da família VIA, o fósforo possui cinco elétrons na camada de valência e, ao se ligar com cinco cloros, atinge dez elétrons, ou seja, não obedece ao octeto.
A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera).