Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes.
Alguns dos mais importantes ramos industriais da região são: as automobilística (com mais força em São Paulo), siderúrgica (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), petroquímica (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), navais (Rio de Janeiro) petrolífera ( Rio de janeiro e Espirito Santo).
Dentre as principais atividades industriais desenvolvida na região sul, pode-se citar: alimentos, roupas, calçados, vinhos e etc. No quesito da expectativa de vida pode - se ver que a região Sul apresenta uma maior taxa de expectativa de vida quando comparada com outras regiões brasileiras.
Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral. Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.
Entre as atividades industriais que mais se destacam na região sul estão aquelas ligadas aos ramos metalúrgico (indústria de bens de produção), automobilismo (indústria de bens de consumo duráveis), têxtil e alimentícios (indústria de bens de consumo não duráveis).
A aglomeração industrial na região Sul, foi marcada pelo povoamento de imigrantes europeus, entre eles , Alemães,Italianos,Poloneses e Ucranianos que deixaram marcas em suas culturas de culinárias, danças,arquiteturas e etc. Uma importante fonte de rendas para a região é a industria de vinhos.
Com uma economia diversificada, os cinco maiores setores industriais do estado são o da construção, seguido pelo de alimentos; veículos; máquinas e equipamentos; e químico. Veja nas fotos quanto cada um deles representa no PIB industrial gaúcho.
Geografia do Brasil Dentre todas as regiões brasileiras a norte é a menos desenvolvida industrialmente. Há várias décadas a região tem suas atividades econômicas vinculadas aos setores com pouca aplicação tecnológica e que atuam nos ramos agroindustriais que produzem alimentos, têxtil, couro, borracha, etc.