O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e normalmente se apresenta como sangramento vermelho vivo, de intensidade variável. É contado pelo número de dias e, embora a definição do ciclo “normal” seja de 28 dias, são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias.
Significa olhar para nós mesmos com um novo olhar e ver como realmente somos. A única coisa constante em nossa vida é a mudança. A vida é cíclica, com altos e baixos. Como tudo na vida, chega uma hora em que as coisas se desgastam.
O que é Ciclo: Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa uma série de fenômenos cíclicos, ou seja, que se renovam de forma constante. No contexto da astronomia, um ciclo é o tempo em anos em que se repetem os mesmos fenômenos astronômicos.
Para calcular o ciclo menstrual da mulher, deve se levar em consideração o período entre 25 e 30 dias, sendo mais comum o de 28 dias. Para calcular o seu ciclo menstrual, especificamente, basta verificar o intervalo de tempo entre o primeiro dia da sua menstruação do mês e o primeiro dia da menstruação seguinte.
O ciclo menstrual corresponde a um ciclo de transformações que ocorrem no útero. Esse ciclo é responsável por preparar a parede uterina para o estabelecimento de um embrião, caso ocorra a gravidez. Esse processo possui três fases: fase proliferativa, fase secretora e fase menstrual.
Para simplificar, pegue o exemplo de uma mulher com o ciclo de 30 dias. Sua ovulação deve ocorrer no 16º dia e, consequentemente, tendo seu período fértil ocorrendo entre o 11º e o 16º dia do ciclo menstrual. Já uma mulher com o ciclo menstrual de 28 dias, tende a ter sua ovulação ocorrendo no 14ª dia.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
A duração média é de 5,2 dias (limites 3-8 dias) e o intervalo normal é de 28 dias (limites 21-35 dias). Apenas 15% das mulheres têm um ciclo “típico” de 28 dias.
Diz-se que um ciclo menstrual é irregular quando acontece consistentemente fora de intervalos “regulares” por motivos não esperados. Alguma variação na duração do seu ciclo é normal e esperada nas suas primeiras menstruações (menarca) e também quando se aproxima da menopausa (perimenopausa).
Um ciclo menstrual irregular, tem como característica muita oscilação, ou seja, ele tem uma diferença de dias considerável de um para o outro. Ciclos com variação de 2, 3 até 7 dias não é considerado um ciclo irregular grave, apenas pode haver algum atraso na ovulação ou alterações na fase lútea (pós ovulação).
No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.
Porém, ter um ciclo irregular não significa que você é estéril. Você provavelmente terá maior dificuldade para engravidar, mas a gravidez é possível. Como em ciclos irregulares a ovulação não pode ser calculada, você poderá realizar um teste e saber com antecedência seu dia fértil.
O ciclo menstrual irregular não é sinônimo de infertilidade. A mulher pode ter mais dificuldade em engravidar por causa disso, porém não significa que ela é infértil. Nos casos em que a irregularidade é causada pela anovulação, a mulher deve consultar um médico para analisar as possibilidades de tratamento.
Como saber se eu estou ovulando?
Cinco dias antes e até um dia depois desta data será o período em que você pode engravidar. Por exemplo, se o seu ciclo tem 28 dias e você ficou menstruada no dia 01/05, a ovulação será por volta do dia 15 de maio.
O ciclo menstrual de uma mulher começa no primeiro dia em que ela menstrua e vai até o último dia antes da próxima menstruação. “Em mulheres com ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre entre o 11º e 15º dia antes de cada menstruação”, afirma Márcio.
6 sinais comuns do período fértil
Dor de ovulação, às vezes também chamada de dor do meio do ciclo, pode surgir como uma dor aguda ou como uma cólica suave e acontece do lado do abdômen onde o ovário está liberando um óvulo (1–3). Geralmente acontece entre 10-16 dias antes do início da menstruação e não é perigosa, além de ser normalmente leve.
O tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 24 horas depois de ser liberado do ovário, já o espermatozoide dura até 72 horas dentro do corpo da mulher. Gráfico representando a ovulação e as variações nos níveis hormonais durante o ciclo menstrual.
Se a menstruação dura de 5 a 7 dias e você tem relações sexuais até ela terminar, você pode conceber no dia 11, pois o espermatozoide pode sobreviver até 5 dias após a relação sexual.
Os testes de farmácia não são muito confiáveis, por isso o melhor a fazer é depois de 12 a 14 dias após a relação sexual que se suspeita ter acontecido a gestação. Os bons testes de farmácia podem dar positivos já no dia que deveria vir a menstruação,as vezes até um dia antes.
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.