Na maioria das vezes, a labirintite se manifesta em pessoas com idade entre 40 e 50 anos. Uma crise de labirintite pode passar em alguns minutos, mas dependendo da intensidade da crise, os sintomas chegam a durar horas e até mesmo dias.
Em geral, a fase aguda pode durar minutos ou horas, mas os sintomas podem permanecer até por dias. Tontura sempre é sinal de labirintite? Não. A tontura é um dos sinais clássicos da labirintite, mas também é um sintoma comum de diversas doenças.
Vertigem ou Labirintite A vertigem costuma dar tontura mesmo ao estar deitado, e é comum que ela seja desencadeada com movimentos feitos com a cabeça, como virar de lado na cama ou olhar para o lado.
Entretanto, sentir tontura de apenas um dos lados, apenas em posição deitada não costuma ocorrer e, provavelmente, não é um sintoma psiquiátrico. Seria interessante, sim, consultar um neurologista ou um otoneurologista.
A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), também chamada de vertigem posicional ou vertigem postural, é a causa mais comuns de vertigem, sendo caracterizada por breves episódios de tonturas desencadeadas, habitualmente, por movimentos da cabeça.
Algumas dicas para combater as crises e aliviar o estresse e a ansiedade que causam a labirintite são:
"O estresse pode ocasionar sensação de insegurança e tontura, o que, em um primeiro momento, pode ser confundido até com labirintite", diz o neurologista Marco Aurélio Santos Macedo.
Queda de cabelo, impaciência, tontura e dor de cabeça frequente são sintomas que podem indicar estresse. O estresse está ligado ao aumento dos níveis de cortisol na corrente sanguínea e este aumento além de afetar a mente pode levar às doenças físicas, como alergias e tensão muscular, por exemplo.
Chá de erva doce, cravo-da-índia e alecrim 1 colher (chá) de erva-doce; 1 colher (chá) de alecrim; 3 cravos-da-índia; 1 xícara de chá de água fervente.
Remédio para labirintite
Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais: