Ao terminar a cartela (21 ou 24 comprimidos), as mulheres que tomam o anticoncepcional da forma correta (ou seja, 1 comprimido por dia, sempre no mesmo horário e sem esquecer de tomar o comprimido) normalmente têm a menstruação entre 2 a 3 dias depois do último comprimido.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Ao parar o uso do anticoncepcional, os ovários precisam voltar a produzir seus hormônios, o que leva tempo e a produção dos hormônios não ocorre de forma regular, de forma que pode ser notada alteração nos ciclos menstruais.
O que fazer: para aliviar os sintomas da TPM, deve-se apostar em alimentos calmantes, como suco de maracujá, chá de camomila, 1 pedaço de chocolate meio amargo, além de exercícios de relaxamento, meditação e alongamento. Confiram mais dicas de como combater os principais sintomas da TPM.
As pílulas anticoncepcionais contêm o hormônio estrogênio, que pode causar retenção de líquidos e ganho de peso. Ao suspender o uso da pílula, seu corpo para de reter tanta água, causando alguma perda de peso.
O que fazer: o ideal é apostar em uma alimentação saudável, rica em cálcio, vitamina B6 e magnésio, como legumes, frutas, verduras, peixes e cereais integrais, que ajudam o corpo a equilibrar os níveis de hormônios e eliminar toxinas. Essas toxinas pioram a retenção de líquidos e o mau humor. A realização de atividade física é fundamental para melhorar a circulação, queimar de gordura e regular o apetite.
O tempo de adaptação do corpo da mulher à ausência dos hormônios do anticoncepcional pode variar, geralmente entre alguns dias até 1 ano, principalmente se o anticoncepcional tiver sido usado por muitos anos e de acordo com o tipo de anticoncepcional utilizado.
O anticoncepcional pode ser parado a qualquer momento, mas, de preferência, quando acabar a cartela, para haver um melhor controle do ciclo. Veja como usar o anticoncepcional.
No entanto, isso pode variar de acordo com o seu ciclo mensal. Peso, estresse, saúde, atividades físicas e condições como a síndrome do ovário policístico (SOP) também podem afetar seu ciclo menstrual.
Todo o conteúdo da Flo Health segue os padrões editoriais fundamentais de rigor médico, credibilidade dos dados e informações atualizadas. Para entender como asseguramos a credibilidade das informações sobre saúde e estilo de vida, confira os nossos princípios de revisão de conteúdo.
É comum que após a parada do uso de anticoncepcional, exista uma maior produção de secreções íntimas, tanto no dia-a-dia como no contato íntimo, sendo consequência do aumento da produção natural de estrogênio.
Existem alimentos que podem ajudar o organismo a produzir seus próprios hormônios e nutrientes, e eliminar os efeitos artificiais do anticoncepcional, principalmente os ricos em zinco, vitaminas B6, A, C, E e ômega-3, como ovos, peixes, brócolis, aveia, quinoa, trigo, semente de girassol e abacate. Saiba mais sobre como aumentar a fertilidade com a alimentação.
Para muitas pessoas, a ovulação começará algumas semanas depois de parar de tomar pílulas anticoncepcionais. No entanto, isso pode levar mais tempo, principalmente se você toma contraceptivos injetáveis.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
As pílulas que contêm somente progesterona devem ser tomadas rigorosamente no mesmo horário. Já as pílulas combinadas de estrogênio e progesterona oferecem uma flexibilidade maior: se esquecer, você pode tomar até 3 a 4 horas depois do horário estabelecido.
Algumas mulheres ganham peso após a suspensão, apesar de ser algo incomum. Caso engorde ao parar de tomar pílulas anticoncepcionais, ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas pode ajudá-la a voltar ao seu peso anterior.
O que fazer: a testosterona está presente naturalmente na mulher, no entanto caso sejam notados sintomas de excesso de testosterona, como aumento excessivo da quantidade de pelos, é importante que o ginecologista seja consultado para que seja feita a avaliação dos hormônios femininos e, assim, seja avaliada a necessidade de suplementação de hormônios femininos. Veja como diminuir a testosterona na mulher.
Como os hormônios femininos, progesterona e estrogênio, produzidos naturalmente nos ovários têm uma variação mais intensa e abrupta ao longo do mês, em relação a quando se toma o anticoncepcional, é mais comum haver piora da TPM, com irritabilidade, tristeza, impulsividade, alterações do sono e dor de cabeça.
Não existe um método definido para parar de tomar pílulas anticoncepcionais após utilizá-las por um longo período. Você pode suspender o uso no meio do ciclo menstrual ou acabar a cartela atual e não iniciar uma nova. Se você quiser ter uma menstruação mais regular, provavelmente é melhor terminar a cartela atual.
Os efeitos da parada do anticoncepcional começam a ser sentidos cerca de 2 semanas após a suspensão do remédio, quando o corpo percebe a falta dos hormônios artificiais e começa a ter que produzi-los naturalmente, mas isto pode variar de acordo com cada mulher e do tipo de anticoncepcional utilizado.
O que fazer: para aliviar as cólicas menstruais, pode-se tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou ácido mefenâmico, além de fazer compressa de água morna na barriga ou na região lombar, podem aliviar as cólicas. Confira algumas dicas para diminuir as cólicas menstruais.