Quantos Dias Depois De Parar De Tomar O Anticoncepcional Vem A Menstruaço?

Quantos dias depois de parar de tomar o anticoncepcional vem a menstruaço

Ao terminar a cartela (21 ou 24 comprimidos), as mulheres que tomam o anticoncepcional da forma correta (ou seja, 1 comprimido por dia, sempre no mesmo horário e sem esquecer de tomar o comprimido) normalmente têm a menstruação entre 2 a 3 dias depois do último comprimido.

Aids feminina | Artigo

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Ao parar o uso do anticoncepcional, os ovários precisam voltar a produzir seus hormônios, o que leva tempo e a produção dos hormônios não ocorre de forma regular, de forma que pode ser notada alteração nos ciclos menstruais.

O que fazer: para aliviar os sintomas da TPM, deve-se apostar em alimentos calmantes, como suco de maracujá, chá de camomila, 1 pedaço de chocolate meio amargo, além de exercícios de relaxamento, meditação e alongamento. Confiram mais dicas de como combater os principais sintomas da TPM.

Aborto e ética | Entrevista

Aborto e ética | Entrevista

As pílulas anticoncepcionais contêm o hormônio estrogênio, que pode causar retenção de líquidos e ganho de peso. Ao suspender o uso da pílula, seu corpo para de reter tanta água, causando alguma perda de peso.

O que fazer: o ideal é apostar em uma alimentação saudável, rica em cálcio, vitamina B6 e magnésio, como legumes, frutas, verduras, peixes e cereais integrais, que ajudam o corpo a equilibrar os níveis de hormônios e eliminar toxinas. Essas toxinas pioram a retenção de líquidos e o mau humor. A realização de atividade física é fundamental para melhorar a circulação, queimar de gordura e regular o apetite. 

Sintomas após parar de tomar anticoncepcional

O tempo de adaptação do corpo da mulher à ausência dos hormônios do anticoncepcional pode variar, geralmente entre alguns dias até 1 ano, principalmente se o anticoncepcional tiver sido usado por muitos anos e de acordo com o tipo de anticoncepcional utilizado.

O anticoncepcional pode ser parado a qualquer momento, mas, de preferência, quando acabar a cartela, para haver um melhor controle do ciclo. Veja como usar o anticoncepcional.

No entanto, isso pode variar de acordo com o seu ciclo mensal. Peso, estresse, saúde, atividades físicas e condições como a síndrome do ovário policístico (SOP) também podem afetar seu ciclo menstrual.

Como parar de tomar pílulas anticoncepcionais depois de usá-las por muito tempo?

Como parar de tomar pílulas anticoncepcionais depois de usá-las por muito tempo?

Todo o conteúdo da Flo Health segue os padrões editoriais fundamentais de rigor médico, credibilidade dos dados e informações atualizadas. Para entender como asseguramos a credibilidade das informações sobre saúde e estilo de vida, confira os nossos princípios de revisão de conteúdo.

É comum que após a parada do uso de anticoncepcional, exista uma maior produção de secreções íntimas, tanto no dia-a-dia como no contato íntimo, sendo consequência do aumento da produção natural de estrogênio.

Os DIUs

Existem alimentos que podem ajudar o organismo a produzir seus próprios hormônios e nutrientes, e eliminar os efeitos artificiais do anticoncepcional, principalmente os ricos em zinco, vitaminas B6, A, C, E e ômega-3, como ovos, peixes, brócolis, aveia, quinoa, trigo, semente de girassol e abacate. Saiba mais sobre como aumentar a fertilidade com a alimentação

Para muitas pessoas, a ovulação começará algumas semanas depois de parar de tomar pílulas anticoncepcionais. No entanto, isso pode levar mais tempo, principalmente se você toma contraceptivos injetáveis. 

Você também pode gostar de ler:

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

As pílulas que contêm somente progesterona devem ser tomadas rigorosamente no mesmo horário. Já as pílulas combinadas de estrogênio e progesterona oferecem uma flexibilidade maior: se esquecer, você pode tomar até 3 a 4 horas depois do horário estabelecido.

Efeitos colaterais mais comuns da suspensão da contracepção hormonal

Algumas mulheres ganham peso após a suspensão, apesar de ser algo incomum. Caso engorde ao parar de tomar pílulas anticoncepcionais, ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas pode ajudá-la a voltar ao seu peso anterior.

O que fazer: a testosterona está presente naturalmente na mulher, no entanto caso sejam notados sintomas de excesso de testosterona, como aumento excessivo da quantidade de pelos, é importante que o ginecologista seja consultado para que seja feita a avaliação dos hormônios femininos e, assim, seja avaliada a necessidade de suplementação de hormônios femininos. Veja como diminuir a testosterona na mulher.

Como os hormônios femininos, progesterona e estrogênio, produzidos naturalmente nos ovários têm uma variação mais intensa e abrupta ao longo do mês, em relação a quando se toma o anticoncepcional, é mais comum haver piora da TPM, com irritabilidade, tristeza, impulsividade, alterações do sono e dor de cabeça.

Artigos relacionados

Artigos relacionados

Não existe um método definido para parar de tomar pílulas anticoncepcionais após utilizá-las por um longo período. Você pode suspender o uso no meio do ciclo menstrual ou acabar a cartela atual e não iniciar uma nova. Se você quiser ter uma menstruação mais regular, provavelmente é melhor terminar a cartela atual.

Os efeitos da parada do anticoncepcional começam a ser sentidos cerca de 2 semanas após a suspensão do remédio, quando o corpo percebe a falta dos hormônios artificiais e começa a ter que produzi-los naturalmente, mas isto pode variar de acordo com cada mulher e do tipo de anticoncepcional utilizado.

O que fazer: para aliviar as cólicas menstruais, pode-se tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou ácido mefenâmico, além de fazer compressa de água morna na barriga ou na região lombar, podem aliviar as cólicas. Confira algumas dicas para diminuir as cólicas menstruais

Pode acontecer de não menstruar na pausa do anticoncepcional?

A demora para menstruar depois da pausa do anticoncepcional pode indicar um quadro de amenorreia (ausência de menstruação). Mulheres que usam o método contraceptivo hormonal há muito tempo, especialmente as pílulas com baixa dosagem hormonal, estão mais suscetíveis a desenvolver essa condição.

O que fazer se não menstruar na pausa do anticoncepcional?

O que fazer se a menstruação não descer? Caso a menstruação não desça durante o período de pausa do anticoncepcional e todos os comprimidos tiverem sido tomados de forma correta, não há risco de gravidez e a próxima cartela deve ser iniciada normalmente.

É normal menstruar na pausa do anticoncepcional?

Em quem toma anticoncepcional, a menstruação não é bem uma menstruação, mas um sangramento semelhante. Esse sangramento desce quando se faz a pausa da pílula, normalmente de 7 dias. O sangue pode vir no meio dessa semana de pausa, mas não pode atrasar mais que esses 7 dias.

O que acontece com o corpo quando você para de tomar anticoncepcional?

Quando se resolve parar o uso do anticoncepcional, podem surgir algumas mudanças no corpo, como perda ou ganho de peso, atraso da menstruação, piora das cólicas e sintomas da TPM. O risco de gravidez volta a existir assim que os ovários retornem à sua função normal.