Para remover as hemorroidas internas ou externas, o proctologista pode indicar a realização de uma cirurgia, principalmente para pessoas que continuam com dor, desconforto e sangramento mesmo após a adoção de uma dieta adequada e do uso de medicamentos.
A técnica por PPH permite fixar as hemorroidas em sua posição original, através do uso de grampo especiais de titânio. Este procedimento não necessita suturas, tem um tempo de recuperação rápido e é feito em hemorroidas internas de graus 2 e 3.
Após a cirurgia, recomenda-se o uso de uma almofada redonda em forma de boia para sentar, de forma a diminuir o risco de sangramento e reduzir a dor. Além disso, durante o primeiro mês após a cirurgia, devem-se preferir alimentos ricos em fibra e ingerir muita água, para que as fezes sejam mais moles e fáceis de evacuar.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Embora a cirurgia não cause dor, no período pós-operatório é normal o paciente sentir dor na região perineal, principalmente ao sentar e na sua primeira evacuação após a cirurgia, pois esta região está mais sensível. Desta forma, geralmente o médico indica:
A maioria dos pacientes fica “ressecado” e constipado — isso explica, também, o uso de analgésicos fortes no pós-operatório, como a Morfina, Tramadol e Codeína, que diminuem a dor e os movimentos do intestino, dificultando a evacuação. A cirurgia de hemorroida precisa de atenção, orientação e cuidados.
A recuperação demora entre 1 semana a 1 mês, sendo necessário ficar internado cerca de 2 dias no hospital e manter uma boa higiene da região intima durante o tempo de recuperação.
Após aproximadamente duas a três semanas, volta-se ao normal. Relações sexuais após cirurgia de hemorróidas – A maioria dos homens ou mulheres com relação vaginal retorna uma semana após o procedimento. Para as relações anais, é prudente que avaliemos se já está cicatrizado completamente.
É normal que durante a primeira semana após a cirurgia, a pessoa tenha pequenas perdas de sangue pela região anal. No entanto, caso o sangramento seja intenso, é recomendado ir no hospital para verificar se está a recuperar corretamente.
A coagulação infravermelha é uma técnica que pode ser utilizada para tratar sangramentos internos em hemorroidas. Para isso, o médico usa um aparelho com uma luz infravermelha que aquece o local e cria uma cicatriz na hemorroida, fazendo com que o sangue deixe de conseguir passar e, consequentemente, os tecidos da hemorroida endurecem e acabam caindo. A coagulação infravermelha normalmente tem muito poucos efeitos colaterais e causa um desconforto muito reduzido.
Existem várias cirurgias para remover as hemorroidas, como hemorroidectomia, escleroterapia e coagulação infravermelha, por exemplo, que são escolhidas pelo proctologista de acordo com o tipo de hemorroida que o paciente possui.
Este é um tratamento onde se aplica uma pequena banda elástica na base da hemorroida, o que vai interromper o transporte de sangue e provocar a morte da hemorroida, sendo comum no tratamento das hemorroidas de graus 2 e 3.
A cirurgia de hemorroida é denominada “hemorroidectomia”. O procedimento é dividido em três diferentes técnicas: de grampeamento, ressecção ou desarterialização. Todos eles só podem ser realizados por um médico proctologista. A seguir, confira um pouco mais sobre cada um destes procedimentos.
O sangramento pode ocorrer 7 a 10 dias após a cirurgia, quando a hemorroida cai. O sangramento geralmente é leve e cessa espontaneamente, ou seja, é autolimitado. Para reduzir o risco de sangramento, evite tomar aspirina e anticoagulantes alguns dias antes e alguns dias depois da ligadura elástica.
As hemorroidas externas, são aquelas que ficam na parte exterior do ânus, e estas também podem ser removidas através de cirurgia, porque causam desconforto principalmente ao sentar e ao defecar.
O procedimento No geral, essas técnicas são invasivas e provocam muita dor no pós-operatório, além de sangramento, risco de trombose das veias internas e externas e até rompimento de músculos.
Quem passa por esse procedimento sabe que enfrentará uma recuperação lenta, variando entre 60 a 90 dias, podendo se estender a 120 dias, em casos mais complexos. Durante esse tempo, podem ocorrer outros sintomas como dor moderada ou intensa, principalmente, após a evacuação.
A recuperação das cirurgias para hemorroida dura entre 1 semana a 1 mês, sendo necessário ficar internado por cerca de 2 dias no hospital e manter uma boa higiene da região intima durante o tempo de recuperação.
Nesta técnica é injetado nos vasos das hemorroidas um produto que provoca a morte dos tecidos, sendo utilizado para o tratamento das hemorroidas de grau 1 e 2. Entenda como é feita a escleroterapia.
O tempo médio de recuperação após a cirurgia de hemorroidas varia entre 7 e 30 dias, e várias têm sido as abordagens para diminuir a dor, as complicações e o tempo de recuperação, após a cirurgia de hemorroidas. O uso de fibras após a cirurgia é recomendado na tentativa de diminuir a dor, as perdas de sangue e a recorrência.