Para uma recuperação rápida da cesárea é importante beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia, assim como priorizar uma alimentação rica em proteínas, vegetais e frutas frescas que vão auxiliar na cicatrização.
“A única posição em que consegui dormir demais durante a primeira semana após o procedimento foi a de costas, agora, depois de 2 semanas, dormir de lado também é bom. Da mesma forma, levantar da cama durante a primeira semana dói muito, então tome Percs ou Mortin quando necessário e tenha em mente que você se sentirá melhor em alguns dias. ”
Depois de retirar o curativo e os pontos, o médico pode indicar o uso de um creme, gel ou pomada cicatrizante para ajudar a descolar a cicatriz da cesárea, deixando ela menor e mais discreta. Ao aplicar o creme diariamente deve-se fazer uma massagem em cima da cicatriz, com movimentos circulares.
Depois da cesárea é normal reter mais líquido e, para diminuir esse desconforto, a mulher pode tomar chás de camomila e de hortelã ao longo do dia, uma vez que esses tipos de chá não possuem contraindicações e não interferem na produção de leite.
É normal que as mães fiquem inchadas depois do nascimento do bebê, por causa dos líquidos acumulados no organismo durante a gravidez. No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.
Em vez de se inclinar para a frente durante a amamentação, o que pode restringir seu consumo de oxigênio, sente-se em uma cadeira com as costas retas e deixe outra pessoa trazer o bebê para mais perto de você.
Vestir um sutiã de sustentação e usar discos de amamentação para absorver o leite, caso tenha gotejamento, se estiver amamentando, para evitar desconforto durante a atividade física;
Depois do parto, será transferida para o seu quarto onde será monitorizada. O cateter urinário será removido e ser-lhe-á recomendado que descontraia os músculos com exercícios simples para evitar o desenvolvimento de coágulos sanguíneos, especialmente nas pernas.
Como fazer: deitar de barriga para cima com as pernas e os braços esticados, dobrar os joelhos e apoiar os pés no chão. Contrair a musculatura da pelve e levantar o quadril do chão, mantendo as mãos no chão, durante 10 segundos. Abaixar o quadril e relaxar a musculatura.
É recomendado voltar a tomar a pílula 15 dias depois do parto. Mas se a mulher preferir outro método, é importante conversar com o médico para saber o mais indicado, para evitar uma nova gravidez antes de 18 meses. Uma gravidez nesses primeiros meses aumenta o risco de ruptura uterina, o que pode ser muito grave.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Não só pode, como deve. Mesmo depois de a criança nascer, os riscos de engravidar de novo ou de contrair doenças sexualmente transmissíveis são os mesmos. A questão é: quais contraceptivos usar? Existem três tipos indicados para mulheres no pós-parto: a pílula à base de progesterona (que não interfere na amamentação), o dispositivo intrauterino (DIU) e a camisinha. É importante se proteger, mas consulte seu médico antes de escolher o melhor método para você.
Alguns tipos de exercícios, como a prancha abdominal e a ginástica hipopressiva ajudam a fortalecer os músculos abdominais, diminuindo a flacidez da barriga que é comum no pós-parto. Porém este tipo de exercício deve ser feito somente após 6 semanas do parto, e com a liberação do obstetra. Entenda melhor como fazer ginástica hipopressiva.
Os exercícios para depois da cesárea servem para fortalecer o abdômen e a pelve e combater a flacidez da barriga. Além disso, ajudam a evitar a depressão pós-parto, o estresse e aumentam a disposição e a energia.
É importante que as orientações relacionadas ao cuidado da cicatriz e ao resguardo sejam seguidas, pois assim é possível prevenir hemorragias, formação de coágulos, feridas no local, inflamação da região e infecção no útero.
Normalmente, a primeira cesariana causa mais dor e desconforto do que as seguintes. Ainda assim, sentirá dor no corte apesar de o grau de dor depender muito de fatores pessoais.
Muitas mulheres relatam que dormir de costas proporciona maior conforto nos primeiros dias após a cesariana. Você pode tentar esta posição durante as primeiras semanas após a cesariana.
Não existem normas que proibam mães de fazerem tratamentos estéticos depois do parto. Nesse caso, seu médico é o único que pode dizer quais estão liberados para você. Apesar de não serem proibidos, tratamentos de pele devem ser evitados. Isso porque logo depois da gravidez, a pele da mulher fica mais sensível e mais sujeita a manchas. Usar protetor solar nunca é demais!
Após a cesárea, a mulher normalmente fica no hospital por cerca de 3 a 5 dias e, após esse período, caso ela e o bebê estejam bem, o médico os libera para casa. Porém, em alguns casos, pode ser necessário que a mulher ou o bebê permaneçam mais tempo no hospital, para se recuperarem de alguma situação.