A rosa do deserto, também conhecida como Adenium obesum, é uma planta fascinante que cativa os amantes de flores em todo o mundo. Sua beleza única e exótica faz dela uma escolha popular para jardins e coleções de plantas. Uma das perguntas mais frequentes sobre a rosa do deserto é quanto tempo ela leva para crescer e florescer. Neste artigo, exploraremos em detalhes o processo de crescimento dessa planta incrível, respondendo às perguntas mais comuns sobre o tempo necessário para que a rosa do deserto floresça.
As flores de 5 até 7 centímetros de diâmetro florescem em branco, rosa, roxo e vermelho. A rosa do deserto se beneficia do período de dormência na estação fria para permitir que ela descanse e recarregue. Quando dormente, ela para de florescer, deixa cair as folhas, precisando de umidade mínima.
Mova o vaso para uma área com pouca luz e pause sua programação de fertilização no fim do outono. Mantenha a rosa do deserto na temperatura citada acima para permitir que o período de dormência natural se inicie. Regue ocasionalmente durante o inverno, mas permita que a terra do vaso seque no meio.
Independentemente da sua escolha, é fácil ir até uma floricultura e pedir indicação de adubos ricos nos nutrientes que a rosa-do-deserto necessita para dar flores o ano todo.
Além de ser venenosa para humanos, também pode fazer mal para animais. E o conhecimento a cerca disso não é novo, há relatos de que algumas tribos africanas colocavam essa seiva na ponta das flechas para envenenar seus inimigos.
Apresenta um caule robusto, que inicialmente aparenta ser fino, mas com o decorrer do tempo, vai tomando forma. Suas flores geralmente são uma mistura de branco com sombreado rosa ou vermelho nas pétalas.
Tal espécie é resistente e bonita ao mesmo tempo. Sendo tão adorável, sua propagação pode ser por meio de estacas ou sementes. Á princípio, pode-se dizer que não é complicado esse cultivo.
Por outro lado, apesar do crescimento mais lento, trata-se de uma planta que floresce super bem. Sua estação de crescimento começa, a princípio, com poucas flores logo no final do inverno. Em seguida, ela deverá ter uma segunda folhagem, com florescimento contínuo na primavera e verão.
Esse período de 1 semana é para estações mais quentes como verão e primavera, mas, no inverno e no outono, estações mais frias e permitem que a umidade do solo permaneça por mais tempo, o ideal é que as regas aconteçam a cada 15 dias.
Regiões desérticas possuem solo bastante pobre em nutrientes e a Rosa-do-deserto está adaptada a isso, entretanto, é um ambiente rico em cálcio e é isso que a espécie precisa.
Se não for plantar imediatamente suas sementes de Rosa do Deserto mantenham elas no Saquinho Ziploc, dentro de um pote escuro, hermeticamente fechado na geladeira. O melhor lugar é na parte de baixo, onde geralmente guardamos os legumes. Na falta do pote escuro outra opção é também mantê-las no saquinho Ziploc e enrolar em papel alumínio para evitar a entrada de ar e de umidade.
A rosa do deserto precisa de um período mínimo de seis horas – mais é melhor – de luz do sol direta. Se acaso seu vaso estiver dentro de casa, dê preferência para uma posição em cômodos bem iluminados ou varandas ensolaradas.
Sempre que você pensar em cultivar qualquer planta, o primeiro passo deve ser a pesquisa sobre a espécie. Principalmente se for algum gênero como a palmeira que apresenta diversas variações.
Em geral, o ambiente adequado para a rosa-do-deserto é bem similar ao dos cactos e suculentas, uma vez que se tratam todos de plantas desérticas. Desse modo, atente-se para tentar copiar as condições climáticas e de solos originais da planta.
Embora a rosa do deserto não tolere o frio, ela pode aguentar o calor. A faixa ideal de temperatura fica entre 25º e 35º C. Mais do que isso também não é interessante para a planta já que ela entra em período de dormência, podendo parar de florescer. Para a floração retornar, aguarde o clima ideal.
Polinização natural em Rosa do deserto -com Abelhas Jataí.
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.
primavera
Coloque sua muda ao sol, para incentivar a floração. A concorrência de nutrientes é muito grande, a roseira não suporta ser cultivada junto com outras plantas, então dispense conjuntos de plantas com elas. Se achar o solo do vaso pouco ornamental cubra com pedriscos ou casca de pinheiros bem lavadas.
Maneiras diferentes e eficazes de reviver flores que apenas os floristas e paisagistas conhecem
Saiba como recuperar uma planta seca