No entanto, existem outros sinais que podem ser notados logo na primeira semana de gravidez, especialmente se a mulher estiver muito atenta ao seu próprio corpo.
Além da cólica abdominal, a mulher também pode notar que a barriga está um pouco mais inchada que o normal. Isso não acontece devido ao feto, que ainda está numa fase embrionária microscópica, mas sim devido à ação dos hormônios sobre os tecidos do útero e todo o aparelho reprodutor feminino.
O cansaço é um dos sintomas mais comuns da gravidez que pode estar presente durante toda a gestação, começando a surgir por volta da 2ª semana. É normal que este cansaço vá aumentando durante as primeiras 12 semanas de gravidez, enquanto o corpo adapta todo seu metabolismo para fornecer a energia necessária para o desenvolvimento do bebê.
Em alguns casos esses desejos podem estar relacionados com deficiências nutricionais em algum tipo de mineral ou vitamina, especialmente se forem por algo muito diferente do que a mulher costuma comer. Nessas situações é recomendado consultar um médico, para entender qual pode ser a causa.
Se o resultado do teste de farmácia voltar a ser negativo, pode-se fazer um exame de sangue para gravidez, pois este é mais fidedigno e mostra a quantidade do hormônio beta hCG, que só é produzido durante a gestação. Entenda melhor como funciona o teste de beta hCG.
Após a confirmação da gravidez através do teste de urina de farmácia, é aconselhado consultar o ginecologista para fazer um exame de sangue para gravidez, pois este teste indica a quantidade de hormônios Beta HCG e é mais confiável.
As náuseas (enjoo) e vómitos são sintomas muito frequentes no início da gravidez. Normalmente são matinais (ocorrem de manhã), mas podem surgir a qualquer hora do dia. É normal que os sinta logo na primeira semana de gravidez e normalmente cessam entre as 8 e as 12 semanas. No entanto, podem em alguns casos perdurar ao longo de toda a gestação.
Neste exame o bebê ainda é muito pequeno e pouco pode ser visto, mas geralmente é muito emocionante para os pais. Ainda é muito cedo para saber o sexo do bebê, mas se o médico desconfiar de que é menino, é provável que seja, mas ainda assim é preciso confirmar no próximo ultrassom, no segundo trimestre de gestação, por volta das 20 semanas.
A falha menstrual (“não veio a menstruação”) costuma ser o sinal de gravidez mais importante e que normalmente leva a mulher a pensar que está grávida. Mas pode ocorrer um pequeno sangramento vaginal que pode ser sinal de gravidez, que corresponde à implantação do ovo no útero materno, ou seja, quando este chega e se acomoda na cavidade uterina.
A ecografia é também importante para datar a gravidez, verificar se a data da menstruação está certa, determinar a data provável do parto e observar a viabilidade da gravidez.
Apesar dos sintomas atrás apresentados, é importante referir que a gravidez não é uma doença! E se não houver restrições pelo médico obstetra, a grávida deve fazer uma vida normal e saudável. No entanto, apesar de ser um estado de felicidade, como vimos, podem ocorrer vários sintomas iniciais (que surgem logo nas primeiras semanas de gravidez) e muitos outros que podem surgir até ao final da gestação que podem ser um motivo de angústia para as mulheres grávidas. Muitos destes sintomas podem ser bastante incomodativos e transtornar a vida diária. A gravidez sem sintomas é algo frequente e por isso não deve ficar preocupada se não tiver nenhum dos sinais e sintomas referidos.
Em alguns casos, a dor nas costas pode ser confundida com uma cólica abdominal e, por isso, algumas mulheres podem achar que é a menstruação chegando, no entanto, com a falta do período começam a perceber que se trata, de fato, de dor no fundo das costas, não estando relacionada com a menstruação.
As alterações hormonais podem levar ao surgimento ou piora de cravos e espinhas, chamados cientificamente de acne, e, por isso, após o primeiro mês de gravidez, a mulher pode notar um aumento da oleosidade da pele, que pode ser controlada com o uso de produtos de limpeza de pele e de higiene pessoal adequados.
A ecografia obstétrica é um exame de imagem que através de ultrassons nos permite observar o bebé dentro do útero da mãe e assim conhecer o seu estado de saúde ao longo da gravidez.
As tonturas são um sintoma que ocorre por causa da queda da pressão arterial, da redução da glicose no sangue e da má alimentação devido aos enjoos e vômitos frequentes. Elas surgem logo nas primeiras 5 semanas de gravidez, mas tendem a diminuir a partir da 20ª semana de gestação.
Independente do resultado deste teste, a melhor forma de confirmar se você está grávida é fazendo um teste de gravidez de farmácia, que pode ser feito a partir do 1º dia de atraso menstrual ou 14 dias após a relação sexual.