A morte é extremamente improvável, exceto se a pessoa tomar mais de quarenta comprimidos de 325 mg. Por essa razão, uma superdosagem de paracetamol que cause uma toxicidade séria geralmente não é acidental. Também pode surgir toxicidade se forem tomadas várias doses pequenas ao longo do tempo.
Adultos não devem extrapolar o consumo de 4 g (4000 mg) de paracetamol por dia, em doses a cada quatro ou seis horas --você nunca deve tomar mais de 1 g em uma mesma dose.
Posologia: Adultos e crianças de 12 anos ou mais: As doses de paracetamol para adultos e crianças de 12 anos ou mais variam de 500 a 1000 mg/dose com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceder o total de 4 g em 24 horas. paracetamol 750 mg: 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia.
O tempo de meia vida no organismo é de cerca de 2 horas. Paracetamol é metabolizado pelo fígado, sendo que 90% é metabolizado para glucoronídeos e sulfatos, 5% é eliminado sem metabolização, e apenas 5% é oxidado para benzoquinoneimina.
Use o bom senso. Atenção: não precisamos nos entupir de analgésicos para extrapolar o limite recomendado. Em média, tomar mais do que três cápsulas ao dia, por uma semana, abre as portas para a gastrite em quem tem predisposição.
Posso tomar mais de um comprimido de Dorflex de uma vez só? A dosagem recomendada de Dorflex é de um a dois comprimidos, três a quatro vezes ao dia. Não ultrapassar esses limites.
No caso da dipirona, o tempo máximo de consumo é de 3 dias. A exceção é a indicação médica de uso prolongado.
Remédios caseiros para o fígado
Como tratar: O tratamento consiste na suspensão da ingestão de álcool e uso de remédios como o ácido ursodesoxicólico ou fosfatidilcolina, que reduzem a inflamação do fígado e aliviam os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário um transplante de fígado.
Chás. Os chás também são ricos em fitoquímicos e antioxidantes que melhoram a circulação e ajudam na desintoxicação do organismo, sendo os chás de boldo, de cardo-mariano e o chá verde os mais usados para auxiliar no funcionamento do fígado.