Os pontos colaterais são quatro: nordeste, NE. sudeste ou sueste, SE. noroeste, NO ou NW.
Em uma de suas formulações cartográficas, o cientista sentiu a necessidade de criar pontos intermediários de direção para auxiliar na localização e orientação das pessoas. Para isso, ele criou os pontos colaterais.
A definição sobre os pontos cardeais surgiu a partir da própria observação do meio ambiente por parte dos homens. Todas as manhãs, observava-se que o Sol “nascia” aproximadamente no mesmo ponto no horizonte, variando um pouco em relação ao período do ano.
Os pontos cardeais foram definidos justamente a partir da observação do movimento aparente do sol e também pela posição das estrelas no firmamento. Em qualquer lugar da superfície da terra, o sol sempre nasce do mesmo lado e se põe no lado oposto.
Por causa da posição em que o sol nasce.
O ponto cardeal e determinado pelo nascer do sol é o Leste. Podemos identificar os pontos cardeais a partir da observação do sol é só estendermos o braço direito para a direção em que o Sol nasce. ... Depois é só, esticarmos o braço esquerdo para a outra direção ,assim encontramos o ponto oeste onde o sol se põe.
Os pontos cardeais foram definidos a partir da própia observação dos homens. Todas as manhãs, observava-se que o Sol “nascia” aproximadamente no mesmo ponto no horizonte, variando um pouco em relação ao período do ano. Do mesmo modo, percebeu-se que o Sol “desaparecia” do lado oposto ao qual havia surgido pela manhã.
Resposta. O astro utilizado como referência foi o sol.
Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
Os meios mais antigos de orientação eram mapas, bússolas e até mesmo o próprio sol, e os meios atuais são mapas, GPS, possíveis outros.
Civilizações da Antiguidade passaram a usar também a observação dos astros como forma de orientação. Sabendo que o Sol nasce sempre no mesmo lado, esses povos conseguiam identificar posições geográficas e decidir qual era a melhor direção a seguir.