Um bom ventilador em casa é um acessório quase indispensável, especialmente no Brasil onde as temperaturas são altas em boa parte do ano e em praticamente todas as regiões do país.
Os ventiladores de teto devem ser adequadamente escolhidos em termos de tamanho, ou melhor, em termos de capacidade de ventilação, de acordo com a área e a configuração do espaço que se pretende climatizar.
Nota: a vazão mínima dos ventiladores de teto com selo Procel é de 1,75 m3/s, na velocidade máxima; daí o valor por nós indicado para divisões pequenas.
Ao escolher tenha em conta os valores acima. É importante... E equacione também as diferenças de capacidade/vazão a nível das várias velocidades a que os ventiladores operam: há ventiladores em que a vazão de ar desce para um quarto ou menos quando se passa da velocidade máxima para a mínima, e outros onde a diferença de vazão a nível das várias velocidades pode ser pequena. São questões que se ligam a elementos como o consumo elétrico e a eficiência energética, por um lado, mas que também devem responder às condições em que os ventiladores vão ser usados.
Ventilador de coluna (ventilador pedestal) Essa última característica influencia bastante na eficiência do ventilador, pois modelos de menor circunferência (até 30cm) produzem vento fraco e direcionado, enquanto hélices com mais de 40cm abrangem áreas grandes com seu vento forte.
Ventilador de 40cm Os modelos de pé geralmente têm também hélices de 40cm. Os modelos de 40cm são mais indicados para as seguintes situações: Quando há salas, quartos, cozinhas ou outros ambientes grandes e que precisam de maior circulação de ar. Quando há muitas pessoas em um mesmo ambiente.
No início do texto sugerimos um ventilador sem hélice para evitar o problema do barulho, mas também ele não produziria a ventilação e logo não adiantaria nada. Mas, e se existisse um modelo sem hélice que produzisse ventilação?
Outro modelo da própria Mondial que é bom e tem um preço bem acessível é o NV-32-6P. Ele é bem semelhante ao anterior, mas tem um formato de grade diferente e pode ser fixado na parede. Sua hélice é de seis pás, e ele conta com regulagem de velocidade com até três níveis diferentes. Você pode escolher se ele vai trabalhar no modo oscilante ou estático, que é quando o ventilador está parado.
Uma área pequena - com, digamos, menos de 10 m2 – poderá ter um ventilador com uma vazão de ar à volta de 1,7 m3/segundo (velocidade máxima).
A maioria dos ventiladores de mesa têm 30 cm ou 40 cm de diâmetro de hélice (ou valores próximos destas duas referências). Em termos muito gerais, os ventiladores com maior diâmetro de hélice têm motores mais potentes, consomem mais energia e, naturalmente, têm maior capacidade de ventilação (vazão média de ar).
Pela ventilação natural temos as correntes de vento que circulam todo o planeta e em várias direções, intensidades e altitudes. Essas correntes de ar são importantes para transportar chuva, frio, calor e também para trazer o conforto térmico.
O método baseado na vazão de ar do ventilador é mais preciso e tem em conta a evolução tecnológica recente. Não há mais uma relação estreita entre o diâmetro da hélice e a capacidade do ventilador. E nesta perspetiva é preferível ter-se em conta a vazão de ar associado ao ventilador, constante na sua ficha técnica, do que usar-se como bitola o diâmetro da hélice.
Quer um ventilador de mesa barato e que seja rosa, para combinar com o quarto da sua filha? Este modelo da britânia é bem acessível, eficiente e é todo rosa. Ele conta com uma hélice com 6 pás, que proporciona uma boa vazão de ar e não gasta muita energia. Sua velocidade pode ser controlada em até três opções diferentes. A empresa promete um aparelho silencioso e fácil de limpar, pois sua grade pode ser facilmente removida. Este aparelho não é bivolt.
Os ventiladores de torre são boas opções para quem não tem muito espaço em casa, ou simplesmente busca um aparelho com visual moderno. Ele tem 50W de potência e uma hélice em espiral, que de acordo com a fabricante, fornece mais vazão de vento. São três velocidades diferentes, além de um sistema de oscilação que ajuda o vento a chegar a todos os locais do cômodo. O usuário até pode definir um timer para que ele ligue e desligue automaticamente.
O ideal é que dependêssemos apenas da ventilação natural, mas com o crescimento das cidades e as construções cada vez mais fechadas que temos é necessário produzir ventilação e isto fazemos com o uso de ventiladores.
A capacidade de circulação de ar de um ventilador é usualmente medida em termos de vazão média de ar, expressa em metros cúbicos por segundo (m3/s).
Esses são apenas alguns dos ventiladores que separamos para você! Dá uma olhada a seguir na lista completa com os melhores ventiladores de mesa e coluna para comprar em 2023.
Está com pouco espaço em casa? Esse modelo de mesa da Maxi Power é super compacto e tem apenas 40 centímetros! Ele possui uma hélice com quatro pás e regulagem de velocidade de até três níveis diferentes. Sua grade é facilmente removível para a limpeza, e ele pode até ser fixado na parede. O V-45 tem regulagem de inclinação e oscilação horizontal, para que o vento possa ventilar em um eixo de até 180°.
O ventilador deve ser colocado o mais possível no centro do espaço que se quer climatizar. Tenha para o efeito em conta o lugar onde as pessoas mais se sentam e mais estão, e onde o ventilador poderá proporcionar mais conforto.