Fios que permanecem em fase de crescimento por apenas 2 anos tendem a ter comprimento máximo próximo a 25 centímetros. Por outro lado, fios com fase anágena de 8 anos podem cheagar a medir até cerca de 1 metro.
O certo é que a velocidade de crescimento do cabelo é individual, depende do seu tipo de cabelo, do seu metabolismo, da sua alimentação e dos cuidados que você tem, mas, independente disso, não existe a possibilidade de um cabelo crescer 20 cm em um mês e quem disser o contrário está mentindo, é simples assim.
Antes de tudo, amarrar forte o cabelo, melhor nem pensar nisso, viu? Seja como for, o cabelo muito esticado pode levar a quebra e a xuxinha muito apertada danifica os fios.
Por isso, apostar em uma fronha de seda irá reduzir a quebra dos cabelos e, consequentemente, irá dar espaço para que eles cresçam mais fortes. Além disso, a fronha de algodão tradicional retira a umidade natural dos fios, o que a fronha de seda não faz.
Nossa, mas eu quero que meu cabelo cresça e eu vou cortar? Isso mesmo, pode parecer que não, mas cortar os fios regularmente é muito bom para o crescimento do cabelo.
Antes de mais nada, quando se corta o cabelo com uma certa frequência, nota-se os fios mais forte e bonito, o que dá a impressão que ele cresce cada dia mais saudável. Contudo, não há nada comprovado de que quando se corta mais, mais rápido é o crescimento. Todavia, ao manter uma certa frequência de cortes pelo menos das pontinhas, ajuda o cabelo a manter a saúde e menos quebradiço, logo, aparenta estar sempre crescendo.
Além de deixar o cabelo com aspecto oleoso, estes produtos em contato com o local da raiz dos fios dificulta o crescimento, além de poder gerar inflamações que levam à caspa. Portanto, o ideal é que passe as soluções quatro dedos após a raiz, no mínimo.
Definitivamente é extremamente normal o cabelo cair. Em média, de 100 a 500 fios de cabelos telógenos caem todos os dias. Aliás, até 10% do seus cabelos estão na fase telógena e serão substituídos por novos fios.
O couro cabeludo é uma camada de pele, sendo assim, pode sofrer com doenças e consequentemente afetar o crescimento do cabelo. As doenças mais comuns no couro cabeludo são a caspa, a foliculite, a psoríase a alopecia.
Em suma, são várias as causas da queda dos cabelos. Assim como calvície a estresse, a queda dos cabelos pode ser normal, no entanto, se for excessiva por indicar algum problema maior. Além das citadas acima, medicamentos, quimioterapia, problemas hormonais, doenças da tireoide, doenças de pele e diversas outras podem ocasionar a queda dos fios.
A velocidade de crescimento de um cabelo não está ligada à forma ou a espessura dele - por mais que parece que cabelos cacheados e crespos demorem muito mais tempo para crescer! O que define a demora ou a agilidade do crescimento é o próprio metabolismo e o ritmo de cada pessoa, além, é claro, da saúde dos fios. Para deixá-los mais fortes, uma dica é procurar por linhas de shampoo e condicionador com ativos como arginina.
Alterando a dieta. Tenha uma alimentação saudável e nutritiva para ajudar o corpo a se desenvolver. Uma boa nutrição é fundamental para alcançar a maior altura possível, ou seja, o máximo que a sua estrutura poderá crescer. Coma refeições que contenham legumes, frutas e carnes magras.
O condicionador e o creme sem enxágue devem ser aplicados, no mínimo, 4 dedos após a raiz do cabelo, e com movimentos leves de cima para baixo, pois quando usados diretamente no couro cabeludo podem dificultar a circulação sanguínea e o crescimento dos fios.
O hábito de usar chapéus e bonés pode abafar a raiz dos cabelos, dificultando o seu crescimento e aumentando o risco de desenvolvimento de fungos e, por isso, devem ser evitados, especialmente quando usados de maneira excessiva.
É importante lembrar que um fio de cabelo cresce pouco mais de um centímetro por mês. Nos homens, o crescimento fica em torno de 0,34 milímetros por dia, enquanto nas mulheres avança 0,36 milímetros. É importante entender as três fases de crescimento dos fios.
Em relação à velocidade de crescimento dos cabelos, esta também é determinada geneticamente. Os cabelos crescem cerca de 0,3 a 0,4 cm por dia, ou seja, uma média de 1 cm por mês. Asiáticos possuem taxa de crescimento mais longa (1,3cm/mês), enquanto o cabelo étnico tem taxa de crescimento menor (0,9cm por mês).
Os hormônios também tem papel importante no crescimento dos fios. Sendo assim, o aumento de hormônio masculinos, como a testosterona, por exemplo, podem afetar a velocidade do crescimento, além de aumentar as chances de queda. Além disso, os hormônios da tireoide, seja em baixos níveis, ou altos, podem afetar a saúde dos cabelos, bem como os altos níveis de cortisol, ou seja, o hormônio do estresse.
Contudo, independente de qual seja o problema que está atrasando o seu crescimento capilar, existe algumas medidas que podem reverter isso e acelerar o crescimento capilar. Por exemplo, ter uma alimentação balanceada, fazer o uso correto de produtos capilares, cortar as pontas regularmente e até mesmo vitaminas próprias para isso. Como veremos a seguir nesse guia do crescimento do cabelo.
'Para ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos' Segundo a especialista, o crescimento médio de todo cabelo é cerca de 1 centímetro por mês. Por isso, se você quer os fios ultralongos, será preciso um pouquinho de paciência. "Em média, para se ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos", explica.
Ter alguns cuidados diários, como massagear o couro cabeludo, optar por uma alimentação rica em proteínas e vitaminas ou associar opções de tratamentos estéticos são excelentes formas de acelerar o crescimento do cabelo e, também, evitar a sua queda.
Fazer com que o cabelo cresça mais rápido? Nem sempre é fácil, especialmente no caso de cabelos envelhecidos. De acordo com um estudo instrumental realizado pelos Laboratórios Dermatológicos DUCRAY, após os 70 anos, a velocidade de crescimento do cabelo diminui em 12,6%. Então, como pode estimular a taxa de crescimento do seu cabelo e ganhar alguns centímetros mais rapidamente? Apare as pontas! Não tenha medo de que o cabelo fique muito curto. A manutenção do cabelo e o uso dos produtos certos são passos fundamentais para cuidar do seu cabelo. Os champôs não devem ser muito ásperos, e os aparelhos de modelagem térmica, como secadores de cabelo e alisadores de cabelo, devem ser usados com cuidado. Também é recomendado manter uma dieta e estilo de vida saudáveis. Para crescer adequadamente, o cabelo precisa de uma boa quantidade de vitaminas e nutrientes. Tomar um suplemento alimentar para um tratamento de 3 meses pode ajudar a fornecer os elementos nutricionais essenciais
É importante lembrar que um fio de cabelo cresce pouco mais de um centímetro por mês. Nos homens, o crescimento fica em torno de 0,34 milímetros por dia, enquanto nas mulheres avança 0,36 milímetros. É importante entender as três fases de crescimento dos fios.
Qual a principal vitamina para o crescimento do cabelo? Ferro, Zinco, vitaminas do Complexo B e Biotina, vitaminas A, C, D e E, são ótimos nutrientes para o crescimento do cabelo. Aliás, muitas delas são vendidas em farmácias com esta finalidade, então você pode intercalá-las no seu cronograma capilar. No entanto, consulte um especialista na hora de escolher quais usar.