Quantos Captulos Tem A Srie O Gambito Da Rainha?

Quantos captulos tem a srie O gambito da rainha

Interpretada por Isla Johnson na infância e por Anya Taylor-Joy da adolescência em diante, Beth vai parar em um orfanato do estado do Kentucky, no sudeste dos Estados Unidos, no final dos anos 1950. Lá, com apenas 9 anos, entra em contato com dois vícios que guiarão a sua vida: o xadrez e as pílulas calmantes. Suas habilidades para o jogo impressionam a todos e, ao longo de 7 episódios, a acompanhamos em uma jornada pelo mundo masculino das competições de xadrez enquanto enfrenta seus demônios internos e se torna uma mulher adulta tentando encontrar o seu lugar no mundo.

A palavra do título é estranha e não pode ser confundida com "cambito", gíria usada para falar de maneira jocosa sobre canelas muito finas. O gambito é uma jogada típica do xadrez, uma artimanha em que se sacrifica uma peça para conseguir vantagem na partida. Essa estratégia costuma abalar o psicológico do oponente no começo da disputa. 

E o gambito da rainha é uma das diversas formas de abrir um jogo de xadrez. Nela, o peão da rainha avança para liberar mais espaço, permitindo ao jogador realizar mais movimentações de suas peças no tabuleiro. Ou seja, até no título o livro remete ao xadrez. É uma verdadeira obra de craque. 

Beth Harmon teve como inspiração a trajetória de Bobby Fischer, um mestre do xadrez que também começou a praticar o esporte ainda cedo, aos 13 anos, e também foi campeão mundial ao derrotar um adversário soviético em plena Guerra Fria. O livro mantém um pé firme na realidade e possui verossimilhança em alta conta. 

O que a mídia diz sobre nós?

O que a mídia diz sobre nós?

Beth enfrenta empecilhos durante sua trajetória, que precisa superar se quiser, de fato, ser uma vencedora como enxadrista. Dois dos maiores adversários da protagonista são os tranquilizantes e o álcool, usados de forma excessiva e perigosa.

Mas não é só de decoração tradicional que a série se sustenta. O apartamento de um dos personagens representa exatamente sua essência, um jovem bem-sucedido, solteiro, morando em Nova York.

Aprenda mais com o 12min

Em um dia normal, Beth levava os apagadores para limpar quando encontra o faxineiro do orfanato jogando xadrez sozinho. Assim, Beth pede para que ele a ensine a jogar e com muita resistência o faxineiro aceita. Logo, ela começa a fantasiar com xadrez ao tomar as vitaminas e se torna uma profissional no esporte.

A força feminista da narrativa e o fascínio gerado pela jovem obstinada e talentosa são apenas alguns dos muitos atrativos de O Gambito e a Rainha. Não é à toa que ela atingiu 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que reúne críticas de filmes e séries, e já vem sendo considerada a melhor minissérie de 2020 pelos críticos. A atuação envolvente de Anya Taylor-Joy, a direção de arte impecável e a fusão perfeita entre o real e o extraordinário na tela são outros destaques.

Beth Harmon existiu de verdade?

Beth Harmon existiu de verdade?

Ao entrar no colégio, Beth é A Garota Diferente, o que dá o pontapé inicial para uma série de estereotipagens e desfechos repetitivos de praticamente toda série ou filme que traz uma personagem feminina e inteligente no papel principal. Ela é julgada pelas outras garotas da escola, não se veste bem e não liga para a aparência (pelo menos no primeiro momento) e nas cenas em que possuiu o menor dos diálogos com as outras personagens femininas da história, houve um contraste de interesses. Porque, é claro, aparentemente trazer uma garota talentosa (seja nos esportes ou intelectualmente capaz) que também se interesse por garotos, moda e maquiagem é praticamente impossível em alguma produção da cultura pop. Essa estereotipagem que passa despercebida pela sua discrição acaba reforçando a ideia ultrapassada de que mulheres inteligentes, habilidosas ou talentosas de qualquer forma não possam se interessar por coisas femininas, o que é puro atraso trazer essa imagem em um ano como 2020.

Para retratar a vida da enxadrista Beth Harmon, uma garota fictícia criado pelo autor norte-americano Walter Tevis no romance O Gambito da Rainha, a Netflix teve a genial sacada de atrair o público pela escolha do elenco da minissérie homônima, já que o enredo não cumpriria o trabalho num primeiro momento. Ao colocar Anya Taylor-Joy no papel principal, a empresa garantiu que os fãs da atriz ao menos ficassem curiosos pela produção, mesmo que não entendessem nada de xadrez.

Lições para toda a vida 

Disponível para: Leitura online, leitura nos nossos aplicativos móveis para iPhone/Android e envio em PDF/EPUB/MOBI para o Amazon Kindle.

Isso fez com que Scott e o outro produtor executivo, William Horberg, deixassem o filme de lado por um tempo. Foi Horberg que retomou os trabalhos após se apaixonar pela direção de Scott Frank em Godless. “Escrevi uma carta de fã mesmo porque realmente amei a série e o formato dela”, comenta. Os três então passaram a conversar sobre o projeto e perceberam que o formato ideal para contar a história de Beth com todos os recursos que ela merecia seria uma minissérie. Depois disso não foi muito difícil convencer a Netflix a embarcar junto.

Mais de 70.000 avaliações 5 estrelas

Quando qualquer série faz muito sucesso, todo mundo fica esperando uma parte dois. Porém, temos uma má notícia para os esperançosos. Se considerarmos que o livro não tem continuação e que a Netflix apresentou o show como “minissérie” – formato que, diferentemente das séries em geral, se limita a apenas uma temporada – o entendimento é de que não, não haverá uma segunda parte dessa história.

Afinal, além de causar maior interesse num jogo de tabuleiro em tempos de streaming, O gambito da rainha também fez com que mais mulheres se sentissem incentivadas a buscarem seu espaço em um lugar tradicionalmente machista.

No entanto, não adianta tentar adquirir um exemplar em português – pelo menos não ainda –, já que o livro não foi publicado no Brasil. É de se imaginar que o sucesso na Netflix desperte o interesse de editoras nacionais, mas, por enquanto, só a edição em inglês está disponível.

Amadurecimento

Já Daniel Parker foi quem cuidou da maquiagem e do cabelo, elementos também fundamentais nessa evolução constante da personagem. O tom do cabelo de Beth no livro é castanho e foi Daniel quem sugeriu de colocá-la ruiva na minissérie – o diretor, que já estava com isso em mente, aprovou na hora. “Eu amei a ideia de que, não importa onde Beth esteja, mesmo que ela tente desesperadamente se encaixar, ela irá se destacar como um polegar dolorido. Eu queria que o público pudesse vê-la imediatamente”, comenta.

E a resposta é sim, já que o xadrez é enraizado à cultura da Rússia desde os tempos da União Soviética. Livro e série mostram a prática do esporte em parques públicos, mesmo durante a Guerra Fria. O fato é marcante e houve até mesmo um confronto apelidado de "a partida do século". 

Mas o que é um gambito?

Mas o que é um gambito?

A cada episódio, você pode notar o passar dos anos na vida de Beth e a forma como ela lida com a moda. Ela vai acompanhando as tendências e usando a moda como uma forma de reforçar a sua capacidade de conseguir o que quer.

Não foi à toa que depois de sua explosão no streaming, a venda de livros, tabuleiros e materiais relacionados ao xadrez também cresceu exponencialmente nos Estados Unidos. Isso mostra como a ficção é capaz de transformar vidas e inspirar milhões de pessoas por todo o mundo. 

A garota vence todas as partidas que são colocadas à sua frente e não demora muito para seu nome ficar conhecido por todo o país, amedrontando seus futuros adversários e atiçando a curiosidade dos mais famosos profissionais de xadrez norte-americanos. Nesse meio-tempo, o espectador acompanha o crescimento da protagonista no esporte título após título nos mais diversos torneios acompanhados de sua mãe adotiva, uma dona de casa que é abandonada pelo marido logo após adotar Beth. Alma Wheatley (Marielle Heller) dá seu total apoio à filha adotiva e é a primeira pessoa do "mundo real" que reconhece o talento de Beth no xadrez, mas acaba revivendo o vício da protagonista por pílulas, além de dar margem para que a mesma desenvolva alcoolismo justamente por sofrer do mesmo.

Quantas temporadas tem o gambito da rainha?

2ª temporada O Gambito da Rainha: produtor descarta chance de uma 2ª temporada. Em entrevista recente ao Deadline, William Horberg, um dos produtores executivos da minissérie O Gambito da Rainha, da Netflix, falou sobre a possibilidade da produção ter uma 2ª temporada.

Como fazer gambito da dama?

Gambito da Dama
  1. O Gambito da Dama é uma abertura de xadrez do grupo das aberturas do peão da dama caracterizada pelos movimentos:
  2. 1.d4 d5 2.c4.
  3. Desde o início do século (XX), esta abertura, que nasce de 1. ...
  4. É claro que isto faz do Gambito da Dama uma arma formidável, técnica e psicológica.

Quem escreveu o gambito da rainha?

Scott Frank Allan Scott The Queen's Gambit/Writers

Quem foi Elizabeth Harmon na vida real?

No auge da Guerra Fria na década de 1960, um jovem prodígio do xadrez americano enfrentou sozinho uma máquina de xadrez soviética que dominou o jogo por décadas.