O Teste de Aptidão Física (TAF) exige um bom preparo físico e mental do candidato. Esta etapa de avaliação tem caráter unicamente eliminatório. No concurso deste ano, serão convocados 4.
O teste de corrida de 12 minutos ou o teste de 2400 metros é um dos testes que deixam os candidatos de “cabelo em pé”. Esse é o único teste físico cobrado em todos os editais e normalmente denominado de teste de corrida de resistência.
Cuidados para a corrida no dia do TAF.
Para candidatos do sexo masculino: mínimo de 5 repetições de flexão e extensão de membros superiores na barra fixa em tempo livre; 32 repetições de flexão abdominal em tempo livre; e 2.
No primeiro dia, só tem de realizar cinco. Ao segundo passa para as sete flexões e, no seguinte, nove. Ao quarto, quinto e sexto dia passa para as 11, 13 e 15 flexões, respetivamente. No sétimo dia pode, finalmente, descansar.
O treino de flexões leva apenas alguns minutos por dia e os efeitos podem ser vistos muito rapidamente. A tua força e resistência irão melhorar de dia para dia. Desejamos boa disposição durante o treino de 100 flexões, saúde e um corpo bem proporcionado!
Faça séries progressivas de flexões todos os dias.
Para trabalhar com uma flexão total, você pode usar um par de halteres ou alças que posicionam seus pulsos em uma posição neutra à medida que você aumenta a força.
Passos
Como fazer flexões
As 100 flexões não serão feitas em uma única sequência. Comece com o número máximo de 10 repetições. Você deve executar o exercício de maneira que não sinta muita dor nos músculos e articulações. As séries restantes podem ser divididas em um número conveniente de repetições.
Estique as pernas e apoie apenas as pontas dos pés no chão. Se você está começando, pode apoiar os joelhos deixando as panturrilhas e os pés “no ar”. Contraia os glúteos e o abdômen ao longo do exercício. Deixe o corpo descer até o peito ficar bem próximo ao chão (mas sem tocá-lo).
O primeiro passo é ficar de joelhos; aí você apoia as mãos logo abaixo do ombro, levemente mais abertas; coloca os pés juntos para trás, ficando na ponta dos dedos; e estica o corpo, deixando as costas retas. Pronto, essa é a posição para começar.
Na mesma posição da flexão tradicional, mantenha a palma da mão mais próxima do peitoral, mas ainda alinhada com punho, cotovelo e ombros. Dobre os cotovelos para aproximar o peito do chão e estenda-os em seguida. Dicas! É a melhor flexão para trabalhar os tríceps, músculo extensor mais importante do cotovelo.