Segundo pré-molar superior: Uma raiz (um ou dois canais) – 54% presença de um canal, 46% presença de dois canais; -raiz bem achatada, no sentido vestibulo-palatino e mais amplo no sentido proximal; -terço cervical e médio: canal mais achatado; terço apical: circular.
Os sulcos principais são depressões lineares evidentes que separam as cúspides, é um local propício ao desenvolvimento de cáries. Já os sulcos que estão sobre as superfícies internas das cúspide são chamados de sulcos secundários e são menos evidentes, com função de escoamento do alimento.
Há duas cúspides bem definidas: A maior é a cúspide mésio-lingual e a menor a cúspide disto-lingual. A cúspide mésio-lingual é quase sempre a cúspide maior e mais elevada de qualquer molar superior.
A face oclusal do segundo molar inferior apresenta uma ponte de esmalte que une a cúspide mésio-vestibular à cúspide mésio-lingual. O pré-molar superior se caracteriza pelo tamanho menor da cúspide vestibular em relação à cúspide lingual.
Coroa: As coroas apresentamuma forma de cubo, pois há um grande desenvolvimentodo lóbulolingual, que vai formar uma verdadeira face oclusal. Geralmente os pré-molares apresentam duas cúspides, uma vestibular e outra lingual. Com exceção do 2 Pré-Molar inferior que é tricuspidado.
Os pré-molares ficam bem ao lado dos caninos. Eles apresentam duas cúspides, ou seja, pontas, que esmagam e moem a comida. Em seguida, os molares, situados lá no finalzinho da arcada. “Apresentam mais de duas cúspides que servem para triturar os alimentos”, acrescenta.