Os peixes Lambari são populares entre os entusiastas da pesca devido à sua eficiência como isca para alguns predadores, e também são uma importante fonte de alimento para muitas comunidades na América do Sul.
Além disso, esses animais gostam de ambientes escuros, portanto, adicione muitas plantas no aquário, incluindo as flutuantes, para que não haja muita incidência de luz.
Peixes de escamas; de pequeno porte, raramente ultrapassando 20cm de comprimento total; corpo alongado e um pouco comprimido. A coloração é bastante variada; algumas espécies são muito coloridas.
Nome Científico: Bryconamericus iheringii (Boulenger, 1887)
Família: Characidae
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Uruguai e Lagoa dos Patos)
Entre as muitas espécies existentes, o lambari-do-rabo-amarelo (Astyanax altiparanae) é o que conta com maiores vantagens econômicas para o cultivo. Também chamado de tambiú, esse peixe tem crescimento rápido: leva apenas quatro meses para atingir sete centímetros e peso de 20 a 50 gramas, medidas adequadas para iniciar a comercialização.
O Lambari (Bryconamericus iheringii) é uma espécie da família Characidae, podendo ser encontrado principalmente na Bacia do Rio Uruguai e na Lagoa dos Patos, no estado de Minas Gerais.
Temperamento / Comportamento: De um modo geral, o Lambari é um peixe bastante pacífico e gregário, ou seja, deve ser mantido em grupos com no mínimo 6 exemplares no aquário. Quando mantidos sozinhos, por exemplo, eles podem mordiscar as barbatanas de outros peixes.
Compatibilidade: Essa espécie pode ser mantida com outros peixes de comportamento pacífico, por exemplo, rasboras, tetras, danios, outros caracídeos e peixes de fundo.
Reprodução / Acasalamento: Diferenciar o macho da fêmea não é muito difícil, uma vez que eles possuem corpos mais esguios e as fêmeas costumam ser mais gordinhas.
Os peixes Lambari também são conhecidos por sua capacidade de pular fora d’água e ser muito agitados, o que pode torná-los uma capturaa desafiadora para os pescadores iniciantes com varinhas de bambu e ultralight.
Monitore diariamente pela manhã e pelo final da tarde a oxigenação da água. Se estiver abaixo de quatro miligramas por litro, significa que o arraçoamento deve ser reduzido. Forneça menos alimentos para evitar o excesso de excrementos liberados na água e a queda do nível do oxigênio, o que permite a proliferação de parasitas e bactérias.
A maioria dos ovos irão cair no fundo do aquário, mas alguns deles poderão flutuar. A eclosão ocorre em até 2 dias e os alevinos estarão nadando pelo aquário em até 48 horas.
Retire os pais do aquário quando a fêmea desovar, pois eles poderão comer os ovos e os filhotes.
Tamanho do aquário: Para manter um grupo considerável desses peixes em um aquário, procure adicioná-los em no mínimo 100 litros.
Peixe das águas doces das bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, do São Francisco, do Prata e do Atlântico Sul, o lambari tem carne saborosa e bem aceita pelos consumidores. Pode ser adquirido em corte de filé ou ainda enlatado, defumado e salgado. Vivo, ele é vendido para o comércio de pesque e pague, onde é utilizado como isca para pescar outros peixes. Os menores e mais coloridos também podem ser criados para fins ornamentais.
O peixe Lambari, ou Astyanax, é uma pequena espécie de peixe de água doce que normalmente cresce apenas alguns centímetros de comprimento. Eles têm uma forma de corpo simplificada e são conhecidos por suas cores vibrantes e padrões únicos.
Eles também são conhecidos por serem alimentadores oportunistas, consumindo uma variedade de pequenos organismos aquáticos, como insetos, crustáceos e pequenos peixes, daí a facilidade em capturar esses peixinhos para comer ou usar como isca.
Os peixes Lambari são nativos da América do Sul, principalmente do Brasil, mas foram lançados em outras partes do mundo. Eles são adaptáveis a diferentes ambientes e podem prosperar em águas paradas e correntes.
Espécies onívoras, alimentam-se de vários itens alimentares vegetais e animais (flores, frutos, sementes, insetos, crustáceos, algas, detritos etc.); vivem em vários tipos de hábitats. Os menores e mais coloridos têm importância como peixe ornamental.
O lambari (Astyanax spp.) é um peixe de água doce, ligeiro e pequeno, que raramente ultrapassa 20 centímetros de comprimento. Vive em lagos, rios e represas e se alimenta tanto de animais quanto de vegetais. Há muitas espécies conhecidas como lambari no interior do Brasil. Possuem coloração variada e algumas delas são bastante coloridas.