Quantos Anos Tomar A Vacina De Meningite?

Quantos anos tomar a vacina de meningite

O Calendário Nacional de Vacinação contempla todas as fases da vida. No último mês, houve confirmação de surto no estado de São Paulo, com cinco casos da doença meningocócica (DM) do sorogrupo C, a mais frequente no Brasil entre as meningites bacterianas. Nesse contexto, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação de crianças e adolescentes contra a meningite. A proteção do público-alvo evita o adoecimento e surtos pela doença.

Tem tratamento?

A vacina pneumocócica conjugada 10-valente geralmente é indicada para crianças até 5 anos de idade na prevenção de infecções causadas pela bactéria S. pneumoniae de 10 sorotipos diferentes e é aquela que normalmente se encontra disponível de forma gratuita nas unidades básicas de saúde.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a ampliação dos públicos aptos a receber a vacina meningocócica C (Conjugada). A partir de agora, trabalhadores da saúde e crianças até 10 anos podem se vacinar. A extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023 e tem o objetivo de proteger a população contra doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país.

Para essa estratégia, consideram-se todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Têm direito a receber o imunizante trabalhadores da Saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. Ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos, doulas e parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Quando não tomar a vacina da meningite

Quando não tomar a vacina da meningite

Esta vacina é indicada para crianças entre 2 meses e 5 anos de idade na prevenção de infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, como meningite, epiglotite ou pneumonia, por exemplo.

A vacina meningocócica B é indicada para auxiliar na proteção de crianças com idade superior a 2 meses e adultos até os 59 anos de idade, contra doenças causadas pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B.

A  vacina meningocócica ACWY é recomendada para a imunização de crianças a partir de 2 meses de idade, no entanto, a idade de início da vacinação e o esquema de aplicação da vacina podem variar de acordo com o fabricante. 

Instale o app de VivaBem em seu celular

A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.

Confira as idades corretas para tomar cada tipo de vacina:

Confira as idades corretas para tomar cada tipo de vacina:

A vacina contra meningite está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

São Paulo teve mais uma morte por meningite, segundo a Secretaria Municipal da Saúde da prefeitura. Desta vez, foi um homem de 22 anos e, além dele, há uma mulher de 20 anos que está sendo tratada. Os dois casos foram registrados entre segunda-feira (3) e terça-feira (4).

Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção. Sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) nas mais de 49 mil salas de vacinação espalhadas por todo o País.

O que causa a meningite?

O Ministério da Saúde distribui a vacina meningocócica ACWY (conjugada) mensalmente aos estados. A indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal. A faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

Pesquisas apontam que as vacinas meningocócicas demonstram uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, com persistência de anticorpos protetores por um prolongado período. Essas evidências embasaram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) a incluir no Calendário Nacional de Imunizações a administração de doses de reforço com as vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência.

Prevenção

Atualmente, a proteção contra Haemophilus influenzae do tipo b é fornecida por meio da vacina pentavalente no PNI, sendo encontrada nas unidades básicas de saúde no Brasil e fornecida gratuitamente.

Se o médico suspeita de meningite, ele solicita a coleta de amostras de sangue e líquido cefalorraquidiano (líquor). O laboratório então testa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção. A identificação específica do agente é importante para o médico saber exatamente como deve tratar a infecção.

A vacina meningocócica C, chamada vacina MenC, é indicada para imunização de crianças a partir de 3 meses de idade, adolescentes e adultos para a prevenção da meningite causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. 

Diagnóstico

Esta vacina é diferente da meningocócica C, porque fornece maior proteção, sendo efetiva contra Neisseria meningitidis dos sorogrupos A, C, W-135 e Y. Assim, a vacina meningocócica ACWY normalmente é preferida, inclusive para ser aplicada no lugar dos reforços da vacina meningocócica C. 

No entanto, a vacina meningocócica ACWY  está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde no Brasil apenas para adolescentes entre 11 e 12 anos de idade e, no período entre setembro de 2022 e junho de 2023, será temporariamente oferecida também para adolescentes de 13 e 14 anos. 

A partir de setembro, a vacina meningocócica ACWY será ofertada temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos, e meninos de 9 a 14 anos poderão se vacinar permanentemente contra o HPV.

Quem deve ser vacinado neste momento?

<strong>Quem deve ser vacinado neste momento?</strong>

A meningite pode ser causada por diferentes microrganismos e, por isso, existem vacinas que ajudam a prevenir a meningite meningocócica causada por Neisseria meningitidis dos sorogrupos A, B, C, W-135 e Y, meningite pneumocócica causada por Streptococcus pneumoniae e meningite causada por Haemophilus influenzae tipo b.

No enfrentamento de um surto de doença meningocócica, a vacinação de bloqueio está indicada a partir de decisão conjunta das três esferas de gestão. A estratégia de vacinação é definida considerando a análise epidemiológica, as características da população e a área geográfica de ocorrência dos casos.

Qual a idade para tomar meningocócica?

“Apesar da nova dose disponibilizada para adolescentes, a vacina meningocócica C continua disponível na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para as crianças com menos de 5 anos de idade, sendo feita aos 3 e 5 meses, com um reforço aos 12 meses”, informa.

Quanto é a vacina de meningite?

Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente (ACWY) Ela está disponível atualmente apenas no sistema particular e custa, em média, R$ 500 cada dose. Já a rede pública oferece a vacina contra meningite C, mas essa nova vacina deverá substituí-la, cobrindo mais três tipos de sorologia.

Quais as vacinas da meningite?

Existem três tipos de vacinas contra o principal causador de meningite, o meningococo....São elas:
  • Vacina meningocócica C conjugada.
  • Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY.
  • Vacina meningocócica B.
27 de abr. de 2021

O que é meningite vacina?

A vacina ACWY previne as meningites e as doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. A meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa.

Qual a vacina de meningite que não tem no SUS?

As vacinas não oferecidas na rede pública são: Meningocócica B: Recomenda-se o uso da Vacina Meningocócica B para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos, dependendo do risco epidemiológico, e para viajantes com destinos às regiões de risco da doença.

Quanto tempo dura a reação da vacina de meningite?

Como é a reação à vacina da meningite B? A vacina contra a meningite B é um das mais reatogênicas. Foi verificado que a febre e reação (dor) no local usualmente duram de 24h a 48h. Normalmente, a febre começa nas primeiras 6 horas após aplicação.