O prefeito de Manaus, Arthur Neto, informou nesta quarta-feira (16), ao G1, que não realizará festa de comemoração pelo aniversário de 351 anos da capital nem o tradicional réveillon na Praia da Ponta Negra, devido à pandemia da Covid-19.
Manaus 351 anos, entre o passado e o futuro | CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas.
Foi desta maneira que as duas casas, consideradas as mais antigas da cidade foram construídas: a base de Taipa. As residências 69 e 77, da Rua Bernardo Ramos, no Centro, carregam, em sua arquitetura, uma parte essencial dos fundamentos da história de Manaus.
O núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, teve início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado pelo capitão de artilharia, Francisco da Mota Falcão, em 1669, data que foi convencionada a usar como o nascimento da cidade.
O povoado que se desenvolveu no entorno recebeu o nome de São José da Barra do Rio Negro (Lugar da Barra) e em 1832, sob a denominação de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro, o vilarejo foi elevado à categoria de vila.
O nome atual começou a se formar em 1856, ano em que a cidade recebeu a denominação de Manáos, uma homenagem aos manaós, grupo indígena da região conhecido pela coragem e valentia. Hoje, Manaus, capital do Estado do Amazonas, tem cerca de dois milhões, 150 mil habitantes.
7 de setembro de 1822
A frente fria que atingiu Manaus na madrugada da quarta-feira, 19 de julho de 1975 baixou a temperatura para 17°C. No Sul do Amazonas, a temperatura chegou a 5°C. Alguns jornais da capital chegaram a dar em manchetes que pessoas mais idosas não resistiram ao “intenso” frio e acabaram morrendo.
Eventos. 19 de fevereiro: A inauguração da Festa da Uva pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, é transmitida pela televisão em cores pela primeira vez em todo o Brasil. ... 27 de setembro: Presidente Emílio Garrastazu Médici inaugura o primeiro trecho da Rodovia Transamazônica.
Em vista de a vila ter assumido foros de cidade, passou a ser chamada de Cidade de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro. A 5 de setembro de 1850, foi criada a Província do Amazonas pela Lei Imperial nº 1.
As ruas primitivas da capital nasceram do Rio Negro e foram se aglomerando até formar o primeiro bairro da cidade, chamado bairro de São Vicente. A área se juntou depois ao bairro de Remédios, onde está localizada a Igreja dos Remédios também no atual centro de Manaus.
Durante o século XIX teve início na região Norte o Ciclo da Borracha (1870-1910). ... Com o avanço da industrialização nos países centrais e as descobertas do processo de vulcanização e do pneumático, aumentou a demanda pela borracha, cuja extração, ainda em 1840, começou a prosperar a região.
O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.