Domitila de Castro do Canto e Melo, Marquesa de Santos, (São Paulo, 27 de dezembro de 1797 — São Paulo, 3 de novembro de 1867) foi uma brasileira, amante de Dom Pedro I, imperador do Brasil, que lhe conferiu o título nobiliárquico de marquesa em 12 de outubro de 1826.
Fim da vida na corte De volta para São Paulo, em companhia das duas filhas que teve com o imperador, Domitila adquiriu um casarão na antiga Rua do Carmo. ... Domitila de Castro Canto e Melo faleceu em São Paulo, no dia e de novembro de 1867. O solar onde viveu com Tobias, hoje abriga o Museu da Cidade de São Paulo.
Do relacionamento com d. Pedro I, Domitila teve cinco filhos, sobrevivendo apenas duas meninas: Isabel Maria (1824-1898), reconhecida pelo imperador e feita Duquesa de Goiás, e Maria Isabel (1830-1896), condessa de Iguaçu por casamento.
69 anos (1797–1867)
3 de novembro de 1867
Existem relatos de que ela chegou a ser espancada nesse estado. Leopoldina teve um aborto espontâneo e, enfraquecida, faleceu em 11 de dezembro de 1826.
Fim de 'Novo Mundo': Dom Pedro expulsa Domitila do Paço Após Domitila ter voltado para o Rio de Janeiro contra as ordens de Pedro, ela manda um bilhete para a rival dizendo que seu marido está com ela, e chegará a ir até o Paço, onde tem um novo embate com Leopoldina, e acaba sendo mais uma vez expulsa pelo amado.
Novela 'Novo Mundo': Pedro e Leopoldina juntos e felizes Depois de despachar Domitila (Agatha Moreira) do palácio e insistir para que ela volte para São Paulo, Pedro finalmente se acerta com Leopoldina (Letícia Colin) e os dois trocam juras de amor depois da coroação.
O final feliz, no entanto, não aconteceu na vida real. Humilhada pelo marido, a arquiduquesa definhou de tristeza até morrer durante um aborto espontâneo em 1826 --uma tragédia que atormentou dom Pedro (1798-1834) até o fim da vida.
No final de “Novo mundo”, Pedro (Caio Castro) e Leopoldina (Letícia Colin) acabam juntos e coroados imperador e imperatriz do Brasil, independente de Portugal.
Pedro (Caio Castro) e Leopoldina (Leticia Colin) em cena de Novo Mundo; casal ficará unido no fim da novela. A reprise da novela Novo Mundo chegará ao fim na próxima sexta (28), e com ela terminará também o sofrimento de Leopoldina (Leticia Colin).
Pedro (Caio Castro) e Leopoldina (Leticia Colin) em cena de Novo Mundo; casal ficará unido no fim da novela. A reprise da novela Novo Mundo chegará ao fim na próxima sexta (28), e com ela terminará também o sofrimento de Leopoldina (Leticia Colin).
Dom Pedro manteve o caso com Domitila, a quem concedeu o título de Marquesa de Santos, e ficou viúvo de Leopoldina em 1826. Em 1829, ele se casou novamente com a jovem Amélia de Leuchtenberg e rompeu definitivamente com a amante real, que também se casou.
Palácio de São Cristóvão, Rio de Janeiro, Brasil
29 anos (1797–1826)
Após a morte de Leopoldina, D. ... Pedro precisava se casar novamente. Os desacertos na corte refletiam-se no exterior e a boa estrela também se apagava.
24 de setembro de 1834
69 anos (1797–1867)
3 de novembro de 1867
11 de dezembro de 1826
A Imperatriz D. Leopoldina, nascida arquiduquesa da Áustria, princesa da Hungria e da Boêmia (etc.), foi a primeira esposa de Dom Pedro I e uma das construtoras da independência do País. ... Teve sete filhos com D. Pedro I e dois deles foram soberanos: dona Maria II, rainha de Portugal e dom Pedro II, imperador do Brasil.
Em 1826, d. Maria Leopoldina faleceu, e d. Pedro resolveu casar-se novamente somente em 1829. Depois da morte da imperatriz, d.
Em 1822, durante uma viagem do marido a São Paulo, Leopoldina permaneceu no palácio imperial e ocupou o cargo de regente do país, período que inclui a assinatura da independência brasileira, em 2 de setembro.
A imperatriz Maria Leopoldina morreu no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, bairro de São Cristóvão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1826.