118 anos
Rio Coxim: afluente pela margem esquerda do rio Taquari. Com 280 km de extensão, nasce pouco acima de São Gabriel do Oeste, corre para o sul, deriva para leste e para o norte (um pouco à esquerda), até encontrar o Taquari, na cidade de Coxim.
O último Censo do IBGE em 2019 projetou a população de Coxim em cerca de 33.
Campo Grande completa no dia 26 de agosto 116 anos de emancipação. A cidade foi fundada pelo mineiro José Antônio Pereira, que saiu de Monte Alegre (MG) em 1872 Emancipada em 1899, a Capital de Mato Grosso do Sul tem atualmente 843 mil habitantes, segundo o IBGE, distribuídos em uma área de 8.
Campo Grande foi fundada pelo mineiro de Monte Alegre José Antônio Pereira, que chegou com sua comitiva à cidade em 21 de junho de 1872 e se estabeleceu na confluência dos córregos Prosa e Segredo. ... A decisão sairia dois anos mais tarde e Campo Grande seria escolhida como a Capital de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), há duas versões sobre a origem do nome de Campo Grande. A primeira é a existência de um vasto campo na região Sudoeste do município e a segunda versão é de que José Antônio Pereira dizia para os visitantes que “O campo é grande”.
26 de agosto de 1899
Cáceres foi fundada em 6 de outubro de 1778, por determinação do quatro governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, com o nome Vila de São Luiz de Cáceres. Chegou a se chamar também Vila-Maria do Paraguai, em homenagem à rainha portuguesa.
Esta lista de municípios de Mato Grosso do Sul por população está baseada na estimativa de 2020 do IBGE. Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 79 municípios.
O maior município do estado é Corumbá, que cobre uma área de 65165.
“Campo Grande lidera, com estimativa de 906 mil habitantes, o que é um número importante para a Capital, seguida por Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. Mas, dos 10 maiores municípios, é Sidrolândia que apresenta a maior taxa de crescimento”, acrescenta Jaime Verruck.
Classificação
Mato Grosso