Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama que traz a rixa das famílias Mezenga e Berdinazi está de volta. Décadas após em que ano passou a novela O Rei do Gado, a trama será exibida no Vale a Pena Ver de Novo novamente, para substituir A Favorita. A estreia nas tardes da TV Globo em 7 de novembro de 2022.
Benedito Ruy Barbosa não foi o único a sofrer com uma maré de azar depois de O Rei do Gado, mas não teve um destino tão triste quanto o de Leila Lopes (1959-2009). Ela se tornou uma mania nacional como a professora Suzane, mas nunca mais repetiu o sucesso --deixando as novelas para estrelar filmes pornográficos em 2008.
O elenco contou com nomes como Vera Fischer, Eva Wilma, Patricia Pillar, Antonio Fagundes, Raul Cortez, Tarcísio Meira, Leonardo Brício, Gloria Pires , Carlos Vereza, Silvia Pfeifer, Lavínia Vlasak e Ana Rosa entre muitos outros.
Ao retornar novamente para a Globo, ele lançou Renascer (1993) e depois é que então veio em que ano passou a novela Rei do Gado, lançado em 1996. Depois, ele também lançou o sucesso Terra Nostra (1999 - 2000). As novelas Cabocla (2004), Sinhá Moça (2006), Paraíso (2009) e Meu Pedacinho de Chão (2014) ganharam novas versões entre 2004 e 2014 e algum tempo depois, em 2016, ele lançou sua última novela inédita, Velho Chico.
Ao retornar para a TV Globo, ele trabalhou em Paraíso (1982), Voltei pra Você (1983), De Quina pra Lua (1985), Sinhá Moça (1986) e Vida Nova (1988).
Carlos Vereza chegou a cair no sono dentro do caixão durante a gravação do velório do senador Caxias, mas o "causo" nem de perto surpreendeu tanto o público quanto a sua experiência com alienígenas. Em 2012, ele confessou que havia visto três OVNIs (objetos voadores não identificados) na varanda do apartamento enquanto ainda rodava a produção.
+ 'Travessia': confira quem é quem na nova novela das nove
O Rei do Gado foi uma novela da Globo exibida originalmente entre 17 de junho de 1996 e 14 de fevereiro de 1997, em 209 capítulos. Criada e escrita por Benedito Ruy Barbosa, com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, foi dirigida por Luiz Fernando Carvalho, Carlos Araújo, Emilio Di Biasi e José Luiz Villamarim, com direção geral e de núcleo de Luiz Fernando Carvalho.
+Mezengas em Pantanal homenageia O Rei do Gado; entenda
A primeira exibição da novela "O Rei do Gado" foi entre 17 de junho de 1996 a 14 de fevereiro de 1997 somando 209 capítulos. "O Rei do Gado" é a primeira novela a ter três reprises no "Vale a Pena Ver de Novo", superando as duas reprises de "A Gata Comeu", "A Viagem", "Anjo Mau", "Chocolate com Pimenta" (atualmente em reprise na faixa das 14h45), "Da Cor do Pecado", "Laços de Família", "Mulheres de Areia", "O Clone", "O Cravo e a Rosa", "Por Amor" e "Senhora do Destino".
E na outra ponta está Geremias Berdinazi (Raul Cortez), irmão de Giovanna e que traiu a própria família para subir na vida. O fazendeiro ligado ao leite e café é enganado por Marieta (Gloria Pires), na realidade Rafaela, que se passa pela sobrinha dele. O que Geremias e Bruno sequer desconfiam é que Luana é a sua verdadeira sobrinha.
Na trama, muitos atores e atrizes se destacaram, tais como Antonio Fagundes, na pele do pecuarista Bruno Mezenga, e Patrícia Pillar, como a valente Luana cujo passado é um mistério. Ambos se envolvem amorosamente. Paralelo a esse amor está a rivalidade entre os Mezenga e os Berdinazzi, famílias italianas que vivem em pé de guerra pelo poder das terras, narrativa central da obra.
Benedito Ruy Barbosa contou com a colaboração de suas filhas Edmara Barbosa e Edilene Barbosa e teve na direção Luiz Fernando Carvalho, Carlos Araújo, Emílio di Biasi e José Luiz Villamarim.
As dores nas costas de Ruy Barbosa, que atrasaram a entrega de textos, foram um dos maiores problemas nos bastidores, mas o "final feliz" ficou apenas no último capítulo. O autor até voltou a fazer sucesso com Terra Nostra (2000), mas todas as suas outras incursões na faixa das nove foram completamente "zicadas".
+Elenco Rei do Gado hoje: como estão os atores 26 anos depois