Estado do Amapá completa 25 anos de criação.
Tal evento foi marcado pela invasão de tropas francesas em território brasileiro, comandadas pelo capitão Charles-Louis Lunier. A invasão foi repelida pelo general honorário do exército brasileiro Francisco Xavier da Veiga Cabral.
Como vimos, a região do Amapá pertencia à Espanha. Assim, os primeiros colonizadores europeus chegaram à costa amapaense em 1499, com quatro caravelas lideradas pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón. A região ficou sob o do- mínio espanhol a partir do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre Portugal e Espanha.
O Amapá foi desmembrado do estado do Pará em 1943, quando foi criado o Território Federal do Amapá (TFA). Permaneceu nesta condição até 1988, quando a atual Constituição Federal o elevou a estado da Federação.
13 de setembro de 1943
O apagão no estado do Amapá é considerado um dos maiores blackouts do Brasil desde o Apagão de 1999, que atingiu parte do país. Teve seu início no dia 3 de novembro de 2020, atingindo 13 dos 16 municípios do estado, incluindo a capital Macapá.
A crise de energia elétrica no Amapá começou em 6 de novembro, quando um incêndio em um dos transformadores causou o apagão. Laudos iniciais apontam que o incêndio ocorreu por um superaquecimento de peças no transformador. ... O apagão afetou 13 dos 16 municípios do Estado e atingiu diretamente 700 mil pessoas.
Um "apagão" no Amapá já entra em seu quarto dia, com relatos de moradores sem energia elétrica na maior parte do Estado. ... A queda de energia em 13 dos 16 municípios do Amapá foi provocada por um incêndio que atingiu uma subestação de energia em Macapá na noite de terça-feira (3/11).
A falha interna de um transformador e/ou a coordenação de isolamento inadequada na subestação Macapá pode ter causado o curto-circuito que provocou o apagão no Amapá no dia 3 de novembro. ... Ele teve início com a ocorrência de curto-circuito na fase B do transformador trifásico TR1, seguido de explosão e incêndio.
A responsabilização pelo corte no fornecimento de energia do Amapá é do Estado, União ou da empresa? 'Não é responsabilidade do Estado nem da União', comentou o presidente Jair Messias Bolsonaro, em durante a transmissão de live.
O fornecimento de eletricidade no Amapá, que tem sido impactado por um blecaute parcial desde 3 de novembro, deve ser totalmente normalizado até o dia 26 deste mês, projetou nesta quinta-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
substantivo masculino Blecaute; suspensão ou interrupção do fornecimento de energia elétrica em determinado local: o apagão foi causado por falta de pagamento. [Por Extensão] Perda momentânea de consciência: teve um apagão durante o jogo.
CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá
A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) é uma sociedade de economia mista cujo acionista controlador é o Estado do Amapá. A Eletrobras assumiu a gestão em 2015 mediante Acordo de Acionistas.
Hoje, os mais de 861 mil moradores do estado dependem da eletricidade produzida na hidrelétrica de Tucuruí (PA). De lá, a energia é levada por linhas de transmissão até o Amapá e repassada aos clientes.
Hoje, parte do abastecimento no Amapá está sendo feito por geração térmica a óleo, de forma emergencial, até um limite de 150 MW, por um prazo de até 180 dias. Já foram contratados 120 MW, da estatal Eletronorte. Normalmente esse tipo de produção de energia é a mais cara existente.
A Isolux obteve em um leilão a concessão do Estado para gerir a energia no Amapá, mas vendeu a Linhas de Macapá Transmissora de Energia a uma outra empresa (a Gemini Energy) no ano passado, depois de enfrentar um processo de recuperação judicial.
Longe de ser uma “fatalidade” esses apagões são consequência do processo de privatização do fornecimento de energia no Amapá, ocorrido em 2008.
São quatro as hidrelétricas que atualmente utilizam a força do Rio Araguari e do Rio Jari, braços do leito amazônico, como força motriz de geração de energia.
Ao todo, as quatro hidrelétricas: Ferreira Gomes (Ferreira Gomes Energia - Grupo Alupar Investimento S/A), Cachoeira Caldeirão (Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão S.A.) e Santo Antônio (Energias do Brasil/ Energias de Portugal S.A-EDP) deverão gerar aproximadamente 922 MW de potência instalada e serão cruciais para ...
BRASÍLIA – O governo do Pará estuda a construção de uma sucessão de oito hidrelétricas em um dos rios mais belos da Amazônia, reconhecido internacionalmente pelo ecoturismo.
Páginas na categoria "Usinas hidrelétricas do Pará"