A reciclagem de vidro já foi um dos temas apresentados aqui no site da ANAVIDRO.
As garrafas Pet são recolhidas por catadores, e enviadas em fardos para a reciclagem. Depois de passar por um processo de seleção, lavagem, moagem e secagem, o Pet resulta num produto chamado Flake. O Flake é fundido à 300ºC, e filtrado para eliminar resíduos sólidos, pedras e metais.
A resina PET – Poli (Tereftalato de Etileno) – é um poliéster e foi desenvolvida por químicos ingleses no final da Segunda Guerra Mundial, para a produção de fibras têxteis, que tiveram grande expansão na década de 60.
Pois a garrafa pet é considerada um material reciclável, e ela sendo reciclável isso faz com que seja algo ecológico.
O composto utilizado comumente para a produção de garrafas foi, na verdade, criado pela indústria têxtil para fazer tecido, em 1940. O PET foi desenvolvido para ser usado como fibra de roupas durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi aproveitado para a produção, por exemplo, de fitas.
260 graus Célsius
Para um tecido ser produzido a partir da reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno), por exemplo, o início se dá com a coleta das garrafas usadas, feita por catadores ou pelas empresas municipais de lixo, que posteriormente encaminham os recicláveis às cooperativas para serem devidamente separados.
Ao todo, o Brasil possui cerca de 21 empresas que fazem a reciclagem de tecidos, de acordo com uma pesquisa feita por Mariana Amaral, acadêmica da USP. Uma dessas recicladoras é a JF Fibras, localizada a apenas 50 quilômetros de São Paulo, em Suzano.
Em média para fazer uma camiseta são necessárias duas garrafas pet. Para produzir um quilo de malha com PET são recicladas 11 garrafas de dois litros de refrigerante. De acordo com estudos, uma garrafa pet leva entre 100 e 450 anos para se decompor na natureza.
E como funciona a reciclagem do algodão? Primeiramente os resíduos de algodão das confecções (que são sobras, aparas ou retalhos com defeito) são separados por cor e por tipo e, então, triturados juntos, mecanicamente e sem o uso de água, corantes ou produtos químicos, para dar origens à fibras de algodão simples.
Quem gosta de costurar ou trabalha com isso, sempre acaba acumulando em casa muitos retalhos de tecido....Veja as ideias e se inspire para reproduzir por aí.
O resíduo gerado na indústria têxtil é todo material derivado de sobra e resto da produção, que não possui mais utilidade após determinado processo e que, geralmente são descartados e tratados como indesejáveis.
São eles:
O ideal é que os tecidos sejam reaproveitados. Para se livrar dos uniformes, portanto, você pode contatar uma empresa que faça um trabalho de reciclagem de tecidos.
Agora veja abaixo os locais: