Quantos Anos Dura Um Cachorro Da Raça Fila?

Quantos anos dura um cachorro da raça fila

O Fila Brasileiro é um cachorro grande e poderoso, que é usado no seu país de origem como guardião de propriedades, caçador de presas grandes e protetor de gado. Quando a escravidão era legal no Brasil, também se usava para capturar escravos fugitivos. Este cão tem o instinto de proteção com os seus e as suas propriedades muito desenvolvido, além disso é muito leal e útil com os seus donos humanos.

Quantos anos vive um cachorro de acordo com a raça

Para combater as disparidades existentes, foi que em 1946, alguns criadores paulistas mostraram o cão de fila aos aficionados de cinofilia, com o intuito de conseguirem sua aceitação como raça pelo antigo Brasil Kennel Clube. Se reuniram para preparar a descrição do Padrão do Fila Brasileiro, a fim de dissipar as dúvidas frente a enorme diversidade de exemplares. Trinta anos depois, em 1976, um segundo padrão foi estabelecido e aprovado no 1º Simpósio da Raça Fila Brasileiro, realizado em Brasília, onde passou a existir um mínimo de altura e peso para machos e fêmeas.

Os filas brasileiro tem um instinto muito forte de proteção, logo, ele vai proteger aqueles que ele ama custe o que custar. Esses cãezinhos também são muito determinados e corajosos. Por isso, redobre a atenção com visitas e pessoas desconhecidas. Além disso, ele tende a conquistar as pessoas pelo seu jeito “calado”, mas cheio de sentimento e fidelidade aos tutores.

O primeiro padrão oficial da raça foi escrito em 1968 e desde então que alguns foram usados como cães de exposição. Em 1982, o Fila Brasileiro chegou a ser considerada como a raça de cães mais popular do Brasil. Atualmente este cachorro pode se ver como cão de exposição, mas sobretudo como pet.

O fila é um cachorro muito leal e protetor. Não perca 9 curiosidades e as principais características dessa raça nacional


O fila é um cachorro muito leal e protetor. Não perca 9 curiosidades e as principais características dessa raça nacional

Como regra geral, as espécies de mamíferos maiores têm uma expectativa de vida mais longa do que as espécies menores. Por exemplo, é bem conhecido que os elefantes ou baleias são espécies de vida muito mais longa do que os ratos.

Tenha também o cuidado de aparar as unhas quando necessário. Cuidado para não cortar muito curtas e causar sangramento e dor no seu cão. Se tiver dificuldade em fazer isso, peça ajuda ao veterinário ou tosador.

Como se trata de um cão dócil e de tamanho grande, algo que era bastante comum nos anos 1980 e 1990 eram que os pais colocassem crianças montadas nas costas desses cães, para brincar de “cavalinho”. Essa é uma prática extremamente equivocada e pode prejudicar seriamente a coluna do animal.

Cuidados Especiais

O Fila se dá muito bem com crianças de todas as idades, mas é importante que a interação com os menores seja supervisionada. Por ser um pet grande, que pode chegar aos 75 cm e pesar mais de 50 kg, algumas brincadeiras podem acabar machucando alguém – a criança ou o próprio cachorro.

Um fila brasileiro custa cerca de R$ 500 a R$ 5.000 — o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país. Esse cão já foi extremamente popular no Brasil, hoje nem tanto. Por isso, para encontrar essa raça, você deve buscar canis especializados na raça.

Não se sabe ao certo quais raças deram origem ao Fila Brasileiro; entre as mais prováveis está a Fila da Terceira, raça que já é considerada extinta

Não se sabe ao certo quais raças deram origem ao Fila Brasileiro; entre as mais prováveis está a Fila da Terceira, raça que já é considerada extinta

No caso específico dos cães, parece que a grande variabilidade na expectativa de vida entre as raças se deve principalmente à taxa de envelhecimento. Os cães grandes, devido à sua maior taxa de crescimento e ao maior desgaste metabólico em seus corpos, envelhecem a uma velocidade notavelmente mais rápida do que os cães pequenos, razão pela qual são animais de vida menos longa.

A terceira teoria é de Francisco Peltier de Queiroz, segundo este autor, o Fila Brasileiro se fez com a união de cães indígenas (Aracambé) + selvagens (Guará) + cães de rua + cães imigrantes (Mastim Inglês, Bloodhound, Buldog Inglês). Desta mistura surgiria o nosso Fila, fórmula inatingível e perdida no tempo e que sofreu a influência climática e alimentar.

O padrão da raça fila brasileiro

Uma raça leal, companheira e com um instinto protetor, esse cachorrinho ainda atrai uma legião de fãs por todo o mundo e não apenas no Brasil.

Tronco – forte, largo e profundo, revestido de pele grossa e solta. O tórax é mais longo do que o abdômen.

Na linha superior, a cernelha é inclinada e aberta, devido ao afastamento das escápulas. A cernelha é ligeiramente mais baixa do que a garupa. O plano inclinado (em ascendente) da cernelha para a garupa não apresenta tendência para sela ou carpeamento.

O tórax revela costelas com bom arqueamento, sem influenciar na posição dos ombros. O peito é largo e profundo, atingindo a altura dos cotovelos. O antepeito se mostra bem saliente.

Os flancos são menos profundos e longos do que o tórax, mostrando as partes que os integram. Nas fêmeas, as abas dos flancos são mais desenvolvidas. Vistos de cima, os flancos são menos largos do que o tórax e a garupa, mas não chegam a marcar uma cintura.

A garupa, angulada a aproximadamente 30° com a horizontal, é larga, longa e apresenta uma curva suave. Fica um pouco mais alta do que a cernelha. Vista de trás, a garupa deve ser ampla, de largura equivalente ao tórax, podendo ser ainda mais larga nas fêmeas.

Você provavelmente já ouviu dizer que os cães de pequeno porte têm uma expectativa de vida mais longa do que os cães de grande porte. No entanto, a raça não é o único fator que afeta a longevidade de nossos animais de estimação. Nesta seção, explicamos os diferentes fatores que podem afetar a expectativa de vida dos cachorros e explicar, claro, quanto tempo vive um cachorro:

Fatores que influenciam a expectativa de vida de um cachorro

Para ter um cãozinho dessa raça é importante que o tutor tenha paciência e um pulso filme. O fila brasileiro é um cãozinho que pode se tornar bastante teimoso se for contrariado. Ele tende a gostar de “testar” as ordens impostas pelo tutor, no entanto, ele não faz isso por mal. A teimosia faz parte da sua personalidade, mas o adestramento quando ele ainda é filhote pode ser uma solução. 

Os banhos em excesso são desaconselháveis. Além de não eliminar o problema do mau cheiro, de que se queixam alguns proprietários, eles podem causar séria irritação na pele, principalmente quando se empregam sabão e shampoos inadequados. Devem ser dados com sabonete neutro após as vacinas. No verão uma vez por mês e no inverno a cada dois meses, ou quando realmente se fizer necessário. Enxague bem o animal, evitando a permanência de qualquer resquício de sabão. Posteriormente, enxague-o com uma toalha. Deve ainda ser escovado para a retirada do pelo solto. Outro banho que deve ser dado no cão é o banho de sol, que estimula o organismo a produzir a vitamina D, indispensável para a fixação e absorção do cálcio e consequentemente para a formação de ossos e dentes fortes.

Quano adestrado corretamente, ele é carinhoso e cuidadoso com as crianças da família. Por causa de seu tamanho, é mais recomendado para crianças acima de 7 anos e que saibam tratar bem um cão. A interação da criança com o cão deve ser sempre supervisionada por um adulto.

INFORMAÇÕES GERAIS

É necessário educar desde cedo o Fila Brasileiro para o ajudar a canalizar o desejo caraterístico desta raça de trabalho. Segundo muitos especialistas, o Fila é um cão disposto a agradar ao seu dono, para além de ser inteligente e fácil de treinar. É um cão de guarda e de pastoreio por natureza, por isso não é preciso adestrá-lo para proteger especialmente a sua família humana nem as suas propriedades, uma vez que é muito territorial.

Você sabe quantos anos vive um cachorro? Você provavelmente já ouviu em mais de uma ocasião a teoria de que um ano de vida humana é equivalente a sete anos de vida canina. Entretanto, esta afirmação não é mais do que um mito. Os cães envelhecem em um ritmo muito diferente do nosso, portanto, uma variedade de fatores deve ser levada em consideração ao calcular sua expectativa de vida, sendo a raça um dos mais importantes. Assim, um cachorro pode viver em média entre 6 e 16 anos segundo a raça e porte.

Entretanto, isto está em contradição com o que acontece dentro das raças da mesma espécie, pois há evidências de que dentro das espécies, os indivíduos maiores têm uma expectativa de vida mais curta. Isto é particularmente evidente nas espécies caninas, onde foi demonstrado que para cada 2 kg de peso, a expectativa de vida diminui em cerca de 1 mês.

O que aconteceu com o Fila Brasileiro?

Tidos como agressivos e indomáveis, os cães da raça fila têm sido injustiçados. ... Atualmente, os cães tidos como fila são muito grandes, pesados, não têm condições de trabalhar em fazenda. Faço um trabalho de resgate dos últimos exemplares da raça original que ainda existe em fazendas do interior.

Quais as qualidades do Fila Brasileiro?

O Fila Brasileiro é uma raça tipicamente molossoide, ou seja, possui um porte robusto, grande e forte. As orelhas são longas e caídas, o focinho é sempre preto e os olhos são sempre pretos. O rabo é longo e a postura é sempre de um cão de guarda.

Qual é a altura de um Fila Brasileiro?

Fêmea: 60–70 cm Macho: 65–75 cm Fila-brasileiro/Altura

Como saber se um fila brasileiro é puro?

Como se pode comprovar, o Fila Brasileiro é um cachorro grande, com um corpo mais largo que alto (perfil retangular) e uma grande massa corporal....Pode ser de qualquer cor uniforme, à exceção de:
  1. Branco.
  2. Cinza rato.
  3. Azul.
  4. Preto e fogo.
  5. Com manchas pequenas ou grandes.
14 de set. de 2016