O prédio mais alto do mundo atualmente é o Burj Khalifa, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Desde a sua conclusão em 2010, muitos países construíram edifícios altíssimos que entraram para a lista dos prédios mais altos do mundo.
É uma nave espacial? Não! É mais um prédio gigante que está sendo erguido na China. As curvas do edifício servirão para reduzir o impacto dos ventos fortes que sopram a grandes alturas, que são perigosos para construções muito altas. Parece que vai levantar voo mas o objetivo é ficar bem firme no chão.
Assim, desde o século 19, os arranha-céus transformaram as paisagens urbanas. Conheça os prédios mais altos do mundo.
A edificação é uma das estruturas mais caras já construídas. O preço estimado da obra é de US$ 15 bilhões. São 601 metros de altura e 120 andares, todos ocupados por hotéis. Um dos destaques da obra é um grande relógio adornado que tem o tamanho equivalente a quatro andares.
Quando foi inaugurado, em 2010, o Burj Khalifa bateu (de longe) todos os recordes! Seu design inovador foi criado para ser moderno, refletir a cultura de Dubai e ser resistente aos ventos fortes e às altas temperaturas da região. A estrutura em pirâmide e o centro reforçado por 3 alas permitiu ir mais alto sem perder a estabilidade. O Burj Khalifa vem ainda com tecnologia de ponta para ser super eficiente. Uma verdadeira obra-prima que deve manter seu lugar no pódio pelos próximos anos.
O projeto único recebeu muitos elogios por sua estrutura flexível que equilibra as pressões devido à presença de pessoas, maquinário pesado e força do vento. Ele também usa um sistema de Volume de Ar Variável para ar condicionado. Um dos edifícios mais altos do mundo. A torre tem o restaurante chinês mais alto do mundo, com 416 m de altura, localizado na 93ª camada do edifício.
O arranha-céu situado em Changsha, Hunan, China. A construção da torre começou em 2013 e foi concluída em 2017. O desenvolvimento de torres gêmeas é baseado em Harbour City com um desenvolvimento de varejo hiperconectado em Hong Kong. O desenvolvimento do edifício apresenta dois arranha-céus onde a Torre 1 elevando-se 452.1 metros e a Torre 2 elevando-se 315 metros.
Em 2018 o Vietnã deu entrada na lista dos maiores prédios do mundo com o Vincom Landmark 81. Com um design moderno e fora do comum, em blocos que juntos formam uma pirâmide irregular, o edifício representa o crescimento e desenvolvimento da capital do Vietnã. Muitos dos blocos da pirâmide têm jardins no telhado.
Projetado pelo escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, a conclusão deste novo arranha-céu está prevista para ano que vem, e deve contar com 97 andares em seus incríveis 475.6 metros. Com hotéis, flats e escritórios, promete ser mais um gigante nos céus de Wuhan e seu design possui diversos recursos de economia de energia.
Fechando a lista dos cinco maiores prédios do mundo, tem o o Ping An International Finance Centre em Shenzhen (China). A obra foi executada pela empresa americana de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates.
Este edifício está localizado em Hong Kong e foi concluído em 2010, época em que era o quarto edifício mais alto do mundo. Tem 108 andares e mede 1588 pés. Possui a piscina mais alta do mundo localizada no 108º andar e também abriga shopping centers, hotéis e restaurantes 5 estrelas. O 10º edifício mais alto do mundo é o mais alto de Hong Kong. Ele contém o segundo hotel mais alto do mundo e a piscina mais alta do mundo. Além disso, uma estação de trem bala está sendo construída embaixo.
Você pode pensar que os edifícios mais altos do Brasil estão em São Paulo, conhecida pela paisagem repleta de prédios. Porém, quatro dos cinco edifícios mais altos do País estão em Balneário Camboriú (SC).
Estas imponentes construções desafiam os limites do possível e produzem obras de arte que parecem saídas diretamente da ficção científica. Descubra aqui quais são os prédios mais altos do mundo e as suas curiosidades mais fascinantes!
A China tem demonstrado todo o seu potencial na construção civil e abriga cinco dos dez prédios mais altos do mundo. A Shangai Tower reina absolutamente com 632 metros de altura, 128 andares e mais três subterrâneos, apresentando mais de 380 mil metros quadrados de área. O prédio é divido em três zonas: escritórios, comércios e lazer.
Com incríveis 678,9 metros e 118 andares, o Merdeka 118 já é o segundo edifício mais alto do mundo. Já diante do seu quinto ano de construção, pode-se enxergar a silhueta final do arranha-céu no centro de Kuala Lumpur, na Malásia. Com uma fachada triangular de vidro facetada inspirada cultura do país asiático, a construção finalizada está prevista para o ano que vem.
O prédio mais alto do Velho Continente acaba de ser finalizado na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Trata-se de um edifício de escritórios que dispõe de um mirante a 360 metros de altura, nada mais nada menos que o mais alto de toda a Europa! Ali o visitante pode conhecer melhor a cidade de São Petersburgo através de potentes telescópios.
Este edifício está situado na cidade de Taipei, capital de Taiwan e tem 101 andares e uma altura de 1667 andares. Era o edifício mais alto do mundo quando foi concluído em 2004, logo substituído pelo World Trade Center nos EUA. O design deste edifício é uma mistura perfeita de tradicional e moderno e é famoso pela tonalidade azul-esverdeada de suas janelas de vidro.
O prédio mais alto da Malásia e do sudoeste asiático se tornou o segundo maior edifício do mundo quando concluído em 2023. O Merdeka abriga escritórios, hotéis, comércio e possui ainda dois observatórios. O significado do seu nome é "independência" e ele foi projetado com inspiração no Estádio Merdeka, devido as proximidades entre as duas imponentes construções malaias.