O VA é a potência aparente, ou seja, a potência prevista. A sigla kVA é formada por Volt (V), Amper (A) e K (que significa mil, igual em quilogramas). 1 kVA é, portanto, 1 quilovolt amper. Essa unidade é usada para planejar o circuito elétrico.
Encontre a potência em kilovolts-amperes, ou kVA, exigida para fornecer o valor de kW calculado no Passo 3 utilizando a fórmula: kVA = kW/0,8 (0,8 é o fator de potência típico associado à carga). Continuando com os valores do exemplo anterior, temos: kVA = 3,6/0,8 = 4,5 kVA.
Um transformador de 110 para 220 volts, ou um transformador de 220 para 110 volts deve suportar pelo menos 1500 watts de potência, esse é só um exemplo, mas serve para todos os equipamentos, pois nem sempre vale a pena usar transformador.
110 e 220 volts
Para as residências, a distribuição é dividida em regiões. Cada circuito de 13.
As linhas de média tensão possuem um tensão elétrica entre 2,3 kV e 44 kV, e podem ser facilmente vistas em ruas e avenidas das grandes cidades, sendo compostas geralmente por três cabos aéreos, sustentados por cruzetas de madeira em postes de concreto.
O Brasil é uma “salada de frutas” com relação aos níveis de tensão elétrica. Sabemos que tem tensão 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts. Às vezes na mesma cidade tem três níveis de tensão diferentes, e um exemplo disso é a cidade de São Geraldo do Araguaia no Pará.
O papel do transformador na transmissão e redução de energia elétrica. A maioria das geradoras no Brasil transmitem energia em um sistema com três fases. São os três fios mais altos nos postes de distribuição de energia elétrica que nós vemos nas ruas. A tensão entre esses fios pode chegar a 20 mil volts.
Na maioria das instalações elétricas de uma residência, entram três fios que vem do poste para a caixa de luz e passam pelo relógio medidor, dois desses fios são chamados de vivos ou fase e o outro é chamado de neutro. Em seguida, esses fios passam pela chave geral que serve como interruptor de toda a instalação.
4.
Em geral, os aparelhos elétricos e eletrônicos indicados como "110 V" funcionam bem com tensões na faixa de 110 a 127 volts, enquanto que os indicados por "220 V" funcionam bem com tensões de 220 a 254 V.
A corrente alternada é utilizada na rede de distribuição de energia elétrica e nas tomadas residenciais. Entre os aparelhos que utilizam esse tipo de corrente elétrica para o seu funcionamento, podemos destacar os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, etc.
Quanto maior for a voltagem de um aparelho, mais energia poderá fluir, mesmo se a intensidade da corrente (medida em amperes) for a mesma. ... Quanto maior a tensão, maior será “o diâmetro do tubo”, permitindo assim que mais água possa ser transportada.
Se você ligar essa mesma lâmpada no 220 V, a corrente vai ser de 1,36 amperes, ou seja, consideravelmente menor. Isso significa que você vai precisar de fios condutores mais grossos para usar essa lâmpada no 110 V e mais finos no 220 V.
Uma lâmpada de automóvel usando 12 Volts e uma corrente de 5 Ampéres tem uma potencia de 60 Watts.
bom para fio de 4mm os chuveiros de 5500w são o ideao para garantir uma boa instalação com disjuntor de 32a. Para se alimentar um chuveiro a fiação não pode trabalhar no top. por isso para um chuveiro ligado em 220V com fio de 4 mm. O ideal é 4500 / 4800W.