Cada pessoa, ao consumir em média 200 litros de água por dia, converte cerca de 150 litros em esgoto.
Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.
A recomendação para a quantidade de Bioglass é a de 2,2 litros do material para cada 500 litros de água.
A escolha da bomba para lagos pode ser feita a partir da seguinte regra: garantir uma vazão de litros por hora de 3 a 4 vezes o volume do lago. Assim, para um reservatório de 5 mil litros, por exemplo, você pode investir em um modelo de 20 mil litros por hora.
Sendo assim, o ideal é que o volume do filtro seja de 2 a 4% o volume do aquário — podendo ser um pouco superior, em alguns casos — e a potência da bomba deve passar o equivalente a 3 vezes o volume do filtro por minuto.
Para os iniciantes que não dominam o assunto, geralmente é aconselhável a filtragem de cinco a 10 vezes o volume de vazão do aquário por hora. “Para um aquário de 100 litros, o ideal é utilizar filtros com vazão entre 500 e 1.
As travas devem ter a mesma espessura do vidro do aquário e de 5 a 15 cm de largura. Todas as travas devem ter pelo menos 1mm de folga de cada lado a qual deverá ser preenchida com silicone.
Qual é o termostato que eu devo usar no meu aquário? A regra geral é de 5 watts (W) para cada 4 litros de água no aquário. Por exemplo, se você possuir um aquário com 75 litros, precisará de um termostato com 100W de potência.