Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia. Mas nem sempre é aconselhável confiar nas estatísticas: quanto mais bem cuidadas, mais tempo as geladeiras vão durar.
A geladeira liga e desliga sozinha por conta que existe um sensor de temperatura nela que detecta a temperatura ideal interna de funcionamento da geladeira.
Se a sua geladeira parou de gelar, verifique se a borracha da porta está gasta. Criada para impedir que o ar gelado saia da geladeira, a borracha da porta pode sofrer alguns desgastes com o passar do tempo e, assim, deixar que o ar saia para fora do refrigerador.
“Para se fazer uma substituição segura imediata, não mais do que 150 g de R-600a devem ser utilizados em uma geladeira doméstica”, prossegue.
Perceba que o gás R134a trabalha com uma pressão de evaporação maior do que o R600a. Outra questão importante é que eles também são utilizados em uma carga muito diferente para o mesmo equipamento. Para um refrigerador doméstico, o R600a utiliza de 40% a 45% da mesma carga de gás, se comparado com o R134a.
Dentro da geladeira, existem duas partes fundamentais: o compressor, que suga o líquido e transfere-o sob pressão de uma câmara para outra. o condensador, que é a serpentina que fica trás da geladeira, onde o vapor comprimido pelo compressor se liquefaz e libera calor para o ambiente.
Qual deve ser a temperatura ideal para geladeira? A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, diz que a temperatura recomendada do refrigerador é abaixo de 5° C.
Dentro de uma geladeira doméstica alcançam-se temperaturas entre 6 e 10°C na parte inferior e de 2 a -2°C na parte superior. No congelador, podem-se alcançar temperaturas entre -1°C e -4°C. Em freezers domésticos, as temperaturas estão entre -14 e -17°C.