Geralmente, a limpeza deve ser feita a cada 15 dias. Mais uma vez, o segredo é obedecer às regras específicas para as espécies de peixes e para o tipo de aquário, principalmente no caso das pessoas ainda iniciantes no aquarismo.
O ideal é que o aquário tenha pelo menos 15 litros, sendo que, quanto maior for o recipiente, melhor será a qualidade de vida e mais fácil será para manter os parâmetros da água. Os recipientes pequenos demais podem causar e estresse, por isso, dependendo do formato e do tamanho, a beteira é ruim para o peixe.
Quais plantas eu posso colocar em um aquário de peixe Betta?
O Peixe Betta é um animal estressado por natureza, é sempre bom ter um esconderijo para peixes dentro do aquário, assim o Betta pode relaxar. Mas cuidado com o esconderijo, sempre compre um que não tenha nenhuma parte afiada, que possa cortar as barbatanas sensíveis do Betta, e que tenha espaço para o peixe se mover.
Os de águas mais paradas costumam preferir esconderijos macios e flexíveis, como as plantas. Já os de oceano e de rios com grande correnteza tendem a preferir objetos grandes e duros como esconderijos. Coloque as decorações maiores encostadas nas laterais do aquário para não prejudicar a visão geral dos peixes.
Alguns acessórios ajudam a manter seu Betta ativo e brincalhão. Decorações flutuantes, como plantas falsas ou reais, vão deixá-lo curioso, e ele vai nadar em torno dos objetos. Se você quiser dar algo a ele para empurrar pelo aquário, uma opção é uma bola de pingue pongue.
Enquanto dormem, é comum ver o peixe todo encurvado, como se estivesse se deixando confortável para dormir. No entanto, eles podem dormir de tantas maneiras que sempre será uma surpresa. Eles podem dormir inclusive com as barbatanas abertas e até mesmo na vertical, com a cabeça para baixo, perto do substrato.
Aconselha-se manter a luz do aquário ligada por cerca de 8 horas diárias e durante a noite permanecer desligada para que o peixe possa ter um ciclo diário ajudando o peixe a distinguir dia e noite.
Como os humanos, os peixes também precisam dormir diariamente, embora não durmam da mesma forma que nós. Os peixes não têm pálpebras, por isso não fecham os olhos para dormir. Estes animais têm uma membrana que lhes cobre os olhos protegendo-os e impedindo que a luz passe através deles.
Como Salvar a Vida de um Peixe Beta
Betta no fundo do aquário Ele pode estar dormindo. Sofrendo de intoxicação por nitratos. Pode ser um peixe de temperamento mais preguiçoso. Problemas de saúde como doença da bexiga natatória.
Um peixe pode permanecer próximo à superfície porque está tentando respirar com mais facilidade. Lembre-se, esses animais respiram o oxigênio dissolvido na água – não o oxigênio que já está combinado com a molécula de H2O.
A primeira ação a ser tomada quando está com problema na oxigenação do aquário é realizar uma troca parcial de água de até 50%. Ao mesmo tempo, aumentar a circulação da água adicionando um aerador – as famosas bombinhas d'água – com uma pedra porosa ou mesmo um filtro adicional.
Se não é o caso dos seus peixes, o nado de ponta-cabeça ou de lado pode ser sinal de alguma doença bacteriana, parasitas, transtorno na bexiga natatória ou mesmo a falta de nadadeiras, muitas vezes perdidas por causa do ataque de outros peixes ou por enfermidades.
Ela ocorre quando a bexiga natatória, que funciona como uma boia inteira para ajudar o peixe a flutuar, fica comprometida. Seja qual for a causa do problema, os sintomas costumam ser os mesmos. Se você perceber a barriga do peixe virada para cima, não vá achando que ele morreu. ... O peixe afunda no aquário.
Como saber pela aparência se o peixe está doente