Em quanto tempo, em média, o corpo da mulher volta ao normal depois do parto? Por quê? “Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que se restabelece geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta ao corpo original”, disse a dermatologista Meire Gonzaga, do Femme Laboratório da Mulher.
Mostrar especialistas Como funciona? Em torno de dois meses após o parto (normal ou cesário) o útero volta ao seu tamanho normal dentro da pelve, independente do uso de cintas ou faixas. Porém muitas modificações do corpo da mulher podem demorar mais tempo para regredir ou mesmo mudanças definitivas podem ocorrer.
Em geral, de 10 a 15 dias depois da cesárea, a mãe já se sente confortável para voltar ao ritmo normal.
Uma boa estratégia para perder barriga sem prejudicar a amamentação é cumprir o seguinte passo a passo:
Quando está grávida, a pele e os músculos vão distender, então vão ficar mais frouxos logo depois que teve o neném. A barriga não vai voltar pro lugar de antes automaticamente, mesmo que a mulher seja muito magra", explica.
Conheça 11 dicas para acabar com a flacidez na barriga
Lembre-se que cuidar muito bem da pele e da alimentação ainda durante a gestação são os melhores métodos de evitar a flacidez da pele após o parto. Cremes preventivos (liberados pelo médico) devem ser usados, enquanto realizar atividades físicas leves garantem uma recuperação pós-parto ainda melhor.
Como evitar a flacidez após a gestação Escolha cremes específicos, compatíveis com a amamentação e livres de ingredientes questionáveis. Aplique sempre após o banho, com movimentos delicados no corpo e também nos seios; Uma das melhores maneiras de perder peso no pós-parto é amamentar.
Só diminua o peso e não faça nada que seja de alta intensidade, esportes de contato, ou que haja risco de queda'. Manter a forma na gravidez é bom para mãe e para o bebê – e com a devida autorização médica e acompanhamento de um personal especializado, é altamente indicado!", disse.
Um padrão alimentar com bom equilíbrio de proteínas ajuda a manter a qualidade da fibra muscular. Dietas com baixa ingestão de carnes podem aumentar as chances de diástase. Mas é preciso também evitar os excessos! O ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista durante a gestação.
O tratamento para corrigir a diástase abdominal pode ser feito com exercícios, fisioterapia ou, em último caso, cirurgia, principalmente quando o afastamento é maior que 5 cm e os exercícios não foram eficazes para corrigir a situação.
Exercícios indicados
A diástase ocorre quando os músculos do abdômen se afastam, após a gestação. Geralmente acontece quando o bebê é muito grande, gestação múltipla, ou excesso de líquido amniótico, por exemplo.
Atitudes que previnem a condição As duas formas mais eficazes de evitar um quadro de diástase abdominal incluem controlar o seu peso em qualquer situação, mas, para as mulheres, principalmente durante a gestação, e realizar exercícios físicos que fortalecem a musculatura da região.
O Que É Diástase: A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que geralmente acontece durante a gravidez, sendo a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar no pós-parto.
Sem tratamento, a diástase pode causar problemas a longo prazo, conta Andressa: “dores nas costas, dores nas pernas, barriga flácida, hérnia na região da diástase e alterações posturais.” Para evitá-la, existem alguns exercícios, conforme recomenda a fisioterapeuta.
O que você tem é chamado diastase, uma separação entre certos músculos abdominais que, se não for tratada, é muito comum provocar dores nas costas e nas pernas. Esse problema acomete cerca de 30% das mulheres no pós-parto.
A cinta não é contra indicada para a diástase abdominal, procure um Fisioterapeuta para lhe atender e realizar exercícios direcionados. Olá! O uso de cintas é altamente desaconselhável para recuperação de diástases.
Para quem fez cesariana, a comprovação do diagnóstico de diástase chega a demorar 30 dias, já que é preciso esperar a cicatrização dos pontos.
Um médico cirurgião seria o mais habilitado: cirurgião plástico ou cirurgião do aparelho digestivo ou cirurgião geral. Um exame de ultrassom da parede abdominal ajuda a comprovar o achado do exame físico e é necessário para que a cirurgia de correção de diástese seja autorizada pela maior parte dos convênios médicos.
Portanto, são recomendados exercícios leves que sejam de baixo impacto para a região. Pular ou correr não são bons exercícios para o assoalho pélvico nessa fase. Em contrapartida, uma caminhada de uns 45 minutos diários é muito benéfica.
A nova criolipólise de placas permite o uso em pessoas que apresentam Hérnia umbilical, diástase abdominal, intensa flacidez tissular e áreas com gorduras compactas, como as coxas laterais.
Quando a diástase é leve, o tratamento consiste em uma combinação de exercícios para o fortalecimento abdominal, além de procedimentos como a drenagem linfática e a carboxiterapia, que contribuem para redução de líquidos e a diminuição do inchaço abdominal.
As formas de tratamento para a diástase são os exercícios de fortalecimento muscular isométricos e ainda o uso de correntes excitomotoras....O puerpério divide-se em:
“Mulheres que nunca tiveram filhos e homens também podem ter diástase abdominal. Muitas vezes, por fatores como obesidade, sedentarismo, problemas posturais e até em pessoas que costumam fazer muito esforço físico”, acrescenta Karina.