Quando você se vê na necessidade de tomar um laxante, são muitas as perguntas que acaba se fazendo: desde qual deve tomar, seus efeitos, se será bom usá-lo e, especialmente, quanto tempo seu efeito dura no corpo.
A prisão de ventre pode acontecer quando a sua vida ou rotina diária mudam. Por exemplo, viajar às vezes pode complicar as coisas e mudar os seus movimentos intestinais. Adaptar-se a novos ritmos, novos alimentos e novos horários pode levar o seu sistema digestivo a ficar preso. Um jet lag pode desativar o sistema digestivo dos viajantes durante vários dias.
Essa é uma média de quanto tempo dura o efeito do laxante de acordo com sua ação no organismo, mas isso pode mudar dependendo do agente laxativo da medicação.1,2
A reidratação das fezes no intestino grosso, que vai amolecê-las e facilitar a evacuação, e a estimulação dos músculos intestinais, que provocará a contração do seu intestino, estimulando a defecação. Pode esperar um efeito entre 6 a 12 horas após a toma.
Dulcogotas® é um laxante para o alívio da prisão de ventre. Adequado para adultos e crianças a partir dos 0 anos que procuram uma solução que proporcione um alívio doseável, amolecendo as fezes e estimulando os músculos intestinais.
À medida que envelhecemos, os músculos intestinais no trato digestivo precisam de um pouco mais de tempo para mover alimentos e fezes através dos intestinos. A prisão de ventre resultante é um sintoma intestinal frequentemente relatado em idosos, com impacto considerável na qualidade de vida. Compreenda como a idade pode mudar o seu corpo e como se adaptar para o ajudar a sentir-se melhor.
Mente saudável, corpo saudável. O nosso sistema digestivo é sensível ao stress. Quer esteja a sentir stress no trabalho, a lutar contra prazos ou a passar por um período pessoal difícil, tudo isso pode ter um forte impacto no seu sistema digestivo.
No caso das crianças, não devem tomar o Dulcosoft Solução Oral durante mais de 3 meses. Se a prisão de ventre persistir, a sua causa deve ser investigada.
Vale lembrar ainda que ao usar laxante, não serão apenas as fezes que serão eliminadas, mas sim, a água do organismo, nutrientes essenciais e sais minerais. Esse quadro pode causar até mesmo desidratação, motivo pelo qual a pessoa pode sentir-se com fraqueza no corpo também. Além disso, mesmo os laxantes naturais, feitos à base de plantas, podem provocar os mesmos efeitos colaterais.
Dulcosoft® Solução Oral tem uma elevada capacidade de reidratar e amolecer as fezes duras, ajudando na evacuação e possibilitando uma sensação de alívio. É adequado no caso de prisão de ventre e para o amolecimento de fezes duras.
Dulcolax® Comprimidos não deve ser tomado por pessoas alérgicas à substância ativa (bisacodilo) ou a qualquer um dos outros ingredientes no produto.
Dulcosoft® Pó para Solução Oral é um laxante osmótico para o alívio suave da prisão de ventre. O seu modo de ação puramente físico atrasa a absorção de água no intestino, fazendo com que os movimentos intestinais aumentem e seja mais fácil evacuar as fezes amolecidas.
O Dulcolax gotas contém picossulfato de sódio na sua composição, devendo ser tomado à noite para favorecer a evacuação na manhã seguinte, sendo recomendado iniciar o tratamento com a menor dose possível.
Porém, não deve ser o primeiro caminho no tratamento para constipações, sendo um tratamento complementar que deve ser associado a mudanças comportamentais e alimentares.2
É indicado para adultos e crianças a partir dos 6 anos. As crianças menores de 10 anos com prisão de ventre persistente ou crónica só devem ser tratadas sob orientação de um médico.
O comprimido deve ser tomado (engolido e não mastigado) de noite antes de se ir dormir, para esperar um efeito na manhã seguinte (vai demorar de 6 a 12 horas a atuar, dependendo das pessoas). Os comprimidos revestidos não devem ser tomados em conjunto com produtos que reduzem a acidez do trato gastrointestinal superior, como leite, antiácidos ou inibidores da bomba de protões.
Os laxantes não ajudam a emagrecer, pois a função desse medicamento é estimular o intestino para favorecer a saída das fezes, sendo principalmente indicado para aliviar a prisão de ventre.
Para saber em quanto tempo o laxante faz efeito, você deve ficar atento ao seu tipo de ação e às informações presentes na bula/rotulagem, que normalmente apresenta um tempo médio para o início do efeito.
Já os osmóticos, que facilitam a evacuação tornando as fezes mais macias, têm ação mais duradoura, podendo ir de 24h a 72h.1,2
Os laxantes Pode ser recomendado, por um especialista, para tratar alguns problemas e doenças. Porém, quando é consumido “fora de controle” e em quantidade desregular, pode ser prejudicial à saúde, causando inclusive a dependência./span>
Muvinlax® deve ser tomado sempre após dissolução completa de cada envelope de 14g em um copo (125 mL) de água para uso imediato. Mexa bem a solução antes de tomar cada dose. Iniciar com um a dois envelopes de 14g ao dia, tomados conforme prescrição médica.
Recomenda-se tomar Rapilax à noite, para produzir uma evacuação na manhã seguinte. Dependendo da conveniência e rotina diária, pode ser administrado em horários alternativos, tendo em mente que seu efeito ocorre em aproximadamente 6 a 12 horas após a administração.