EQST

Quanto Tempo Posso Protestar Um Cheque Sustado?

Quanto tempo posso protestar um cheque sustado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quanto tempo posso protestar um cheque sustado?

Não existe prazo para o protesto do cheque. A lei 9.492/97, em seu art. 9º, o cartório não deve observar a caducidade ou prescrição do título.

Pode protestar cheque depois de 1 ano?

Sim. A prescrição é o fenômeno legal que ocorre após o decurso do prazo fixado em lei, alterando a característica e até mesmo a natureza do cheque. Como já demonstrado, o cheque tem prazo para apresentação definido no artigo 33 da Lei 7.357/85.

Quais os requisitos para protestar um cheque?

Para que um cheque seja protestado, faz-se necessária prévia apresentação ao banco sacado. Atenção: Os cheques devolvidos pelos motivos 20, 25, 28, 30 e 35, não podem ser protestados (item 32, do Capítulo XV, das NSCGJ).

Como pagar um cheque que foi protestado?

Para pagar o cheque protestado é possível procurar o cartório onde ele foi registrado ou procurar o credor e acertar a dívida diretamente com ele. Nesse último caso, você precisará pedir uma carta de anuência do credor declarando a quitação da dívida.

Quanto tempo a empresa pode protestar um boleto?

Como vimos, o consenso geral é de que 30 dias de atraso é um prazo que justifica o protesto do boleto em cartório. Antes disso, a empresa deve fazer várias tentativas de cobrança amigável para chegar a um acordo da forma mais tranquila possível e evitar a perda definitiva do cliente.

Como evitar o protesto de um cheque?

Se houver perda ou roubo de cheque, como impedir o seu protesto? R. Deve-se dirigir imediatamente a uma delegacia de polícia, registrar um boletim de ocorrência (BO) e levá-lo ao Banco, para que o cheque seja sustado pelo motivo registrado, impedindo-se, assim, o seu protesto.

Quando se pode protestar um cheque?

Sendo assim os prazos para apontamento de cheques a protesto são: Cheques emitidos na praça de pagamento: 30 dias da data de emissão para apresentação (depósito) ao banco mais 6 meses, contando-se no total 210 dias corridos da data de emissão do cheque.