O tempo de permanência é variável. Pode ser temporária ou definitiva (não reversível). Nas temporárias, irá depender da doença em questão, sua evolução e da cirurgia que foi realizada. Varia em média de dois a seis meses o tempo que o paciente conviverá com a colostomia ou ileostomia até seu fechamento.
Ou seja, a bolsa mantém o odor contido dentro de si. Assim, com o modelo de bolsa adequado, você deve perceber o odor apenas quando estiver esvaziando ou trocando sua bolsa. Por isso, se voc6e sentir algum odor em qualquer outro momento, verifique se há vazamentos na sua bolsa.
A presença da colostomia, por si só, não é obstáculo a uma gravidez tranquila. É claro que o pre-natal deve ser feito com médico especialista, sendo recomendadas ao menos as 07 consultas, conforme a OMS – Organização Mundial de Saúde.
Esportes de contato, como futebol, basquete e algumas artes marciais, geralmente são proibidos. Isso acontece por causa do pelo risco de golpes ou pancadas na área do estoma, que podem gerar lesões graves. Caminhadas, corridas, natação, ciclismo e yoga são algumas opções de atividade física para ostomizados.
A ansiedade e a preocupação relacionados aos possíveis incidentes com a bolsa impedem muitas pessoas de praticarem atividades divertidas, que só fazem bem! Mas a não ser que o seu médico indique, não há restrições específicas para quem tem uma ostomia se divertir na água ou tomar sol.
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.