O torcicolo é uma condição muscular que afeta o músculo esternocleidomastoideo, fundamental para a movimentação do pescoço. O problema também pode se dar no trapézio. O torcicolo pode aparecer após um trauma, movimento brusco do pescoço ou como complicação da gripe.
O torcicolo é uma causa comum de dor no pescoço em jovens e adultos, podendo surgir também em crianças, e, regra geral, não está associado a uma lesão ou dor preexistentes no pescoço. Manifesta-se com dor e contratura muscular num dos lados do pescoço (região cervical), que pode irradiar para o ombro, e implicar limitação dos movimentos da cabeça, especialmente os que implicam inclinação ou rotação.
Se você suspeitar que está com torcicolo, tente mover cuidadosamente o pescoço para verificar se há dor ou rigidez, e verifique se a dor se espalha para outras áreas do corpo. Em caso de dúvida ou se houver outros sintomas, é sempre recomendável consultar um médico para uma avaliação mais completa.
Os alongamentos para o torcicolo promovem o relaxamento dos músculos do pescoço, ajudando a aliviar a dor e o desconforto. No entanto, no caso de sentir dor ou desconforto durante algum alongamento, é recomendado parar esse alongamento e não repetir o exercício.
Envio de comunicações não solicitadas, caso tenha prestado o seu consentimento expresso e nos termos previstos no formulários de contacto/adesão preenchidos, no contexto de iniciativas de (i) Marketing Direto no contexto de campanhas, promoções e publicidade da Medicare, demais entidades do Grupo e Parceiros comerciais, designadamente através de utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana, (aparelhos de chamada automática), aparelhos de telecópia ou correio eletrónico, incluindo SMS (serviço de mensagens curtas), EMS (serviço de mensagens melhoradas), MMS (serviço de mensagens multimédia) e outros tipos de aplicações similares; bem como de (ii) estudos de mercado, inquéritos de avaliação e satisfação.
O torcicolo geralmente melhora em poucos dias mesmo sem tratamento específico. No entanto, caso ocorram sintomas como febre, dor de cabeça, dificuldade para andar ou visão dupla, é importante consultar um clínico geral para uma avaliação detalhada e iniciar o tratamento apropriado.
O tratamento do torcicolo é feito com a imobilização do pescoço, uso de analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares e sessões de fisioterapia para aliviar a contratura. Também é possível o uso de aparelhos geradores de calor para combater o problema muscular. Pomadas anti-inflamatórias são outra opção. Além disso, o repouso é fundamental para a recuperação do paciente.
Quando o torcicolo é causado pelo estresse, sobrecarga ou movimentos súbitos do pescoço, medidas como massagear a região afetada e pressionar levemente os músculos do pescoço podem ser úteis para aliviar a dor e desconforto. Veja mais dicas para acabar com o torcicolo.
Gestão da relação contratual entre os Clientes e a Medicare (por exemplo, para efeitos de prestação de esclarecimentos solicitados relativamente a preços, procedimentos e/ou possíveis upgrades);
É comum que os sintomas de torcicolo surjam de manhã devido a má posição da cabeça ao dormir ou após exercícios físicos intensos ou realizados incorretamente. Além disso, dependendo da causa do torcicolo podem surgir outros sintomas como febre, dor de cabeça ou garganta, dificuldade para andar, perda de equilíbrio ou visão dupla.
A gente tem que dormir na posição em que se sente confortável. Agora, se você está tendo torcicolo sempre, em vez de questionar a altura do travesseiro é preciso observar o que está acontecendo durante o dia para sua cervical estar tão sensível
O torcicolo acontece devido a um espasmo muscular, normalmente provocado por má postura, que pode acontecer ao dormir ou até mesmo pelo uso do computador no dia a dia, causando sintomas de dor, rigidez no pescoço ou dificuldade para movimentar a cabeça. Veja outros sintomas do torcicolo.
Em geral, o torcicolo - se não for do tipo congênito - é um problema que se resolve em um ou dois dias. Se o problema não passar neste tempo, procure um médico que vai prescrever alguma forma de tratamento. Em caso de persistência das dores, é possível suspeitar de doenças mais graves, como hérnia de disco cervical, amigdalites e mesmo alguns tipos de câncer.
O torcicolo carateriza-se pela contração intensa involuntária dos músculos do pescoço, um problema que gera o enrijecimento dos músculos desta região, causando desconforto.
Normalmente são usados anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos para aliviar a contração muscular intensa e a dor. Dependendo da causa do torcicolo, podem ainda ser receitados outros medicamentos como benzodiazepínicos e anticolinérgicos. Veja as principais opções de remédios para torcicolo.
Exercícios e alongamentos orientados por um fisioterapeuta podem melhorar a postura da cabeça, aliviar a dor e fortalecer os músculos do pescoço, podendo ser indicados em alguns casos de torcicolo.
Além de evitar posições que forcem o pescoço ou movimentos bruscos, não há uma forma de impedir a criação de um torcicolo. No entanto, receber o tratamento adequado rapidamente pode evitar que o quadro piore.
O tratamento caseiro mais eficiente contra o torcicolo - e que geralmente resolve o problema sem necessidade de uso de medicamentos - é a compressa de água quente, que deve ser aplicada diversas vezes durante o dia e, de preferência, com o paciente deitado. O óleo de eucalipto aplicado na região afetada também é bastante eficiente para o tratamento do torcicolo. Além disso, chá de limão e suco de maracujá com mel são outros auxiliares para a resolução do problema muscular.
O torcicolo é uma contratura muscular, um “mau jeito” na região do pescoço, que acaba entortando a cabeça para o lado contrário ao lesionado. Quando ele vem, o jeito é ter paciência: o recomendado é repouso e imobilização do local, além de compressas quentes, durante 2 ou 3 dias.
O torcicolo pode ser causado por um posicionamento incorreto da cabeça durante o sono e por um movimento muito brusco, causado por um exercício físico feito de forma incorreta. Ele também pode, por exemplo, se apresentar como um sintoma de outras condições médicas, como o hipertireoidismo e o tumor no pescoço.
Basicamente, existem três tipos de torcicolo: o congênito, a que nos referimos no primeiro parágrafo, o repentino e o espasmódico.
O torcicolo comum é causado por um espasmo muscular na região do pescoço. O espasmo é caracterizado pela contração intensa do músculo, o que já causa dor. Além de provocar desconforto, a condição dificulta a irrigação sanguínea na região, o que gera mais dor, limitando os movimentos da cabeça por um período.
Dormir de barriga para cima é sempre a melhor opção, pois a coluna repousa de forma mais confortável. Mas se você prefere repousar de bruços ou de lado, verifique se seu travesseiro não está muito alto.
Sintomas de Torcicolo
Torcicolo congênito: é causado pelo encurtamento do músculo esternocleidomastóideo, que é basicamente o músculo responsável pela inclinação e roteamento da cabeça e está localizado na face lateral do pescoço. Esse tipo de torcicolo provoca a inclinação lateral para um lado e a rotação no sentido oposto.
Segundo o médico, em caso dessas contraturas musculares no pescoço, deve-se procurar um especialista na área de coluna, um neurocirurgião ou um ortopedista para a definição do diagnóstico. Somente assim, os profissionais da área poderão orientar o tratamento e indicar o medicamento adequado.
4 dicas imperdíveis para evitar o torcicolo
O torcicolo congênito é definido como uma contratura do músculo lateral do pescoço, que, em geral, se manifesta no período neonatal ou em lactentes jovens.
As maiores indicações da compressa fria são para pancadas, hematomas ou lesões articulares, sendo que é recomendado começar o tratamento imediatamente ou ao menos nas primeiras 48 horas. É por isso que é comum esportistas utilizarem as bolsas de gelo logo depois de sofrerem alguma lesão durante as práticas.
CID 10 M43. 6 Torcicolo – Doenças CID-10.
(Torcicolo espasmódico) A distonia cervical é caracterizada por contrações involuntárias (espasmos) de longa duração (contínua crônica) ou contrações periódicas e intermitentes dos músculos do pescoço, fazendo com que o pescoço vire em formas diferentes. A causa da distonia cervical é geralmente desconhecida.
Dor no pescoço Evite dormir de barriga para baixo e tente deixar o seu pescoço em uma posição neutra. Se aliada com o nivelamento do pescoço com a coluna, dormir de costas pode ser a melhor opção.
Confira dicas para aliviar a dor na nuca:
Dormir de bruços Dormir de bruços é uma das piores posições para o pescoço, porque para que esta se torne uma posição confortável a pessoa precisa apoiar a cabeça nas costas das mãos, e vira o pescoço para o lado.
Quais são as melhores posições para dormir bem?
De acordo com especialistas o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições. “Na posição lateral a coluna fica perfeitamente alinhada, o que facilita a circulação do sangue e os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.