Na hora de cozinhar, troque a água e deixe o grão-de-bico cozinhar por apenas 8 minutos após pegar pressão.
Dicas para saborear o grão-de-bico e potencializar seus benefícios. Tempo de molho: a sugestão é deixar pelo menos oito horas e trocar a água.
Grão-de-bico. Muito presente na dieta de veganos e vegetarianos, o grão-de-bico também entra nessa lista de alimentos que precisam ficar de molho. O mais indicado é colocar os grãos dentro de uma bacia cheia de água e, então, esperar 12 horas para poder cozinhar de fato.
Grão-de-bico na panela comum Depois é só levar a panela em fogo médio e, assim que ferver, abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por cerca de 1 hora ou até que estejam macios.
De acordo com a nutricionista Fernanda Lopes, esses grãos possuem uma grande quantidade de ácido fítico, uma substância que se liga a nutrientes importantes, como cálcio, ferro e magnésio, e bloqueiam ou diminuem consideravelmente a absorção destes pelo organismo.
Onde usar. O grão-de-bico pode ser adicionado a sopas de legumes, picadinhos e cozidos de todos os tipos, trazendo mais nutrientes e sabor. Acrescente os grãos cozidos no final do preparo, para que não desmanchem. Acompanha bem carnes de sabor forte, como o cordeiro, em pratos ensopados ou ao forno.
Deixe os grãos de molho, de um dia para o outro, usando sempre duas medidas de água para a medida do grão. Depois do molho, leve para a panela de pressão e cozinhe por 15 minutos depois de pegar pressão. Coloque um pouco de sal na água. Você pode levar os grãos ao congelador com ou sem a água do cozimento.
Deixe o grão de bico de molho por 3 horas. Depois, escorra e cozinhe na panela de pressão com água e sal por cerca de 10 a 15 minutos, até ficar al dente.
A farinha de grão de bico tem a vantagem de possuir baixo índice glicêmico, é muito rica em proteínas, fibras, ferro e magnésio....Dá para se aventurar com esta farinha em receitas como:
Porém, seu armazenamento também deve ser feito da forma correta. O ideal é que logo após abrir o pacote de farinha você a coloque dentro de um saco zip (para evitar a umidade) e leve ao freezer por cerca de 48 horas (dois dias) para que o frio mate os microrganismos que podem estar na farinha.
Use sua farinha de grão-de-bico: combinando com farinha de trigo para melhorar o perfil nutricional dos alimentos. como um espessante natural em sopas e curry.
Farinha de grão-de-bico Você sabia que o grão-de-bico (importante leguminosa) também pode ser usado como substituto da farinha de trigo? Para isso, a nossa sugestão é moer os grãos no processador e depois peneirar para, assim, fazer uma farinha caseira altamente nutritiva.
O grão-de-bico possui cálcio, fósforo e vitamina K. Juntos, esses nutrientes fortalecem a estrutura óssea, o que previne fraturas e até doenças nos ossos, como osteoporose (problema de saúde em que os ossos se tornam frágeis e quebradiços).