Eles (médicos) explicaram que uma reação alérgica demora até sete dias para se manifestar, ou seja, pode ter sido qualquer coisa que comi, toquei ou respirei naquela semana.
Dicas de como tirar a progressiva do cabelo
Aplique uma máscara de óleo de coco. É possível comprar óleo de coco em qualquer supermercado. Ele é um excelente condicionador, além de ter uma fragrância adocicada que ajuda a disfarçar o cheiro da química. O óleo de coco também tem propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar um pouco do odor dos fios.
O formol é um velho conhecido de quem faz escova progressiva. Mas não deveria ser! Essa substância é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alisar os cabelos por ser tóxica e provocar diversos danos à saúde, como câncer.
O uso muito prolongado do formol pode, ainda, tornar as unhas amareladas ou doloridas. Minha dica de hoje é muito simples: se as suas unhas estiverem fraquinhas, procure um dermatologista e pare de usar base com formol por conta própria. Ela pode estar te prejudicando em vez de te ajudar.
A ação do formol: Substâncias como a amônia, presente nos produtos de beleza, abrem as cutículas, deixando o caminho livre para o formol chegar ao córtex. Nessa camada do meio, o formol ataca as pontes de dissulfeto, que dão forma ao cabelo. Esse quebra-quebra é que faz o alisamento.
Ele é uma substância líquida que tem muitas finalidades diferentes. Uma dessas finalidades é alisar os cabelos e fazer com que eles fiquem lisos por mais tempo. ... Dessa forma, podemos dizer que, a escova progressiva com formol consegue manter o cabelo liso por mais tempo.
Além disso, esse procedimento sela a cutícula, reconstrói a fibra capilar, reduz o frizz, hidrata e dá brilho aos cabelos.
Ele serve para impedir o crescimento de micro-organismos em diversos produtos, portanto possui ação conservante. Em temperatura ambiente, o formaldeído é um gás incolor que evapora com facilidade. ... Quando está na forma líquida, o formaldeído pode ser chamado de formol.
A legislação sanitária permite que os produtos cosméticos capilares contenham uma concentração de apenas 0,2% de formol como conservante, durante o processo de fabricação.
Para descobrir que os produtos que você usa contêm formol 'disfarçado', a grande sacada é ler atentamente os rótulos e observar alguns nomes. Segundo informações do site Diário de Biologia), nos rótulos de produtos cosméticos é muito comum aparecer na composição o produtos "Methylene Glycol" (Metileno Glicol).
No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.
Vá de escova marroquina! Por ter óleo de argan em sua fórmula, o tratamento não agride os fios e ainda deixa as madeixas superhidratadas. Se você deixar a escova agir por menos tempo, ela só modela, então é ideal para quem tem cabelos crespos e cacheados e não quer perder o formato dos cachinhos.
A escova progressiva não é um procedimento saudável para o cabelo, como também pode causar desde irritação no couro cabeludo e nos olhos, como ainda reações alérgicas mais graves e problemas respiratórios, pela presença do formol.
Além disso, o principal elemento químico da maioria das progressivas - o ácido fórmico ou formol - é fiscalizado pela Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Em excesso nas fórmulas, eles provocam desde queda de cabelo, intoxicação e até queimaduras no couro cabeludo.
As progressivas com formol, prejudicam o cimento intercelular, que faz as ligações das cutículas com o córtex, isso acaba causando falhas no fio, deixando-os leves e quebradiços.
A escova definitiva dura mais e alisa de vez Apesar do nome, o efeito desse procedimento, também conhecido como “alisamento japonês”, começa a desaparecer com o crescimento dos fios, já que a raiz surge em sua forma natural. Dependendo do seu cabelo, ela pode durar até seis meses.
A escova progressiva sem formol tem como objetivo alisar os cabelos, reduzir o frizz e deixar os fios mais sedosos e brilhantes sem que haja necessidade de utilizar produtos com formol, já que além de representar um grande risco para a saúde, o seu uso foi proibido pela ANVISA.