Se for feito de maneira adequada, nas condições que o abacateiro gosta, os frutos irão aparecer em três anos, aproximadamente, a partir da data do plantio, caso tenha sido plantado por enxertia. No caso de plantio por semente, a floração e frutificação começa aos cinco anos de idade.
Observe as flores no abacateiro. Elas ficam abertas por somente dois dias. No primeiro dia, a flor está na fase fêmea, enquanto que no segundo ela passa para a fase macho. Não se preocupe se a flor se fechar à tarde no primeiro dia, pois isso deve acontecer para reabrir no dia seguinte com os atributos masculinos.
20 metros
Persea americana
abacateiro
Para quem não conheça a planta, até pode parecer que o abacateiro não tem flores, porque estas são de reduzida dimensão (cerca de 1 cm de diâmetro, quan- do a flor está aberta) e pouco vistosas. A sua cor, entre o verde pálido e o amarelo, faz com que se possam confundir com os caules e as folhas.
mês de abril
O abacateiro é uma árvore de porte médio a alto, variando de 7 a 20 metros, com folhas verdes escuras, simples, flores pequenas verde amarelada e perfumada. O fruto é em formato de pêra, com polpa carnosa verde amarelada, podendo chegar até 1 kg, contendo uma única e grande semente.
A alta temperatura provoca a queda de frutinhos e a baixa leva a formação de frutos partenocárpicos, sem valor comercial. Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta.
Para recuperação do vigor, florescimento e frutificação, adube a planta com aplicação de 250 gramas da fórmula NPK repetindo o procedimento a cada 60 dias. Na adubação orgânica, utilize esterco curtido ou composto orgânico na dose de, pelo menos, 20 quilos por unidade.
Polinização e fecundação são necessárias à produção de frutos do abacateiro. Por isso, a participação de insetos, especialmente abelhas, é muito importante. As abelhas podem levar o pólen de uma a outra planta um percurso de até 2Km, mas para que a polinização seja efetiva, recomenda-se uma distância de no máximo100m.
Grande parte das raízes alimentadoras dos abacateiros crescem até 15 cm na parte mais alta do solo. É característica das raízes do abacateiro crescer para o exterior do tronco da árvore, em todos os sentidos (direções). ... Enquanto crescem, as raízes mais agressivas e fortes são capazes de quebrar e rachar calçadas.
A safra dessa variedade vai do final de maio ao começo de setembro. É uma das variedades mais populares no Brasil. Ele possui a casca verde e lisa e sua a polpa cremosa é ideal para receitas de sucos e smoothies. Com produções do final de fevereiro ao comecinho de agosto.
Encha um copo com água, coloque três espetos na semente e coloque-a sobre a boca do copo. O ideal é que a água cubra metade da semente. Deixe o copo descansando perto de uma janela. Esse cuidado é essencial para o desenvolvimento da muda.
Para garantir um crescimento saudável em espaço pequeno, há algumas dicas certeiras para o cultivo de abacate em vaso. Antes de transplantar a muda ou semente, prepare o solo com 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada).
Visando a propagar vegetativamente o abacateiro (Persea sp.) por meio de estacas, estiolaram-se ramos em mudas das cultivares Ouro Verde e Baronesa. Após a obtenção destas mudas por garfagem de fenda cheia, podou-se a parte aérea das mesmas 10 cm acima do ponto de enxertia.
O tempo de enraizamento varia de espécie para espécie, mas não espere ver raízes antes de passados pelo menos 10 dias.
Cerca de um mês após a enxertia, efetua-se a remoção definitiva da parte que ficou acima do enxerto através de um corte em bisel. Nessa ocasião, retira-se o atilho plástico e eliminam-se outras brotações que tenham surgido além do enxerto.
Aeração, temperatura, umidade, capacidade inerente de formar calo, entre outros, são fatores fundamentais que afetam o sucesso da enxertia. A temperatura tem grande efeito no pegamento do enxerto.
Segundo vários autores citados por Paiva e Gomes (2001) para que uma operação de enxertia tenha êxito, são necessários alguns requisito básicos: - afinidade entre as plantas, pois somente plantas com certo grau de parentesco, do ponto de vista botânico, são suscetíveis à enxertia.
Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.
DESVANTAGENS DA ENXERTIA Ø possibilidade de transmissão de viroses, caso de borbulhas de clones velhos; Ø pequena longevidade da planta; Ø alto risco de rejeição em algumas espécies.
Vantagens – A maior vantagem da estaquia é que se consegue fixar as características da planta-matriz, além de a produção ser mais precoce. Desvantagens – As desvantagens incluem: as plantas são menos vigorosas, exigem uma estrutura mínima para produzir mudas (telados antiafídeos, câmara úmida, etc.).
Para tanto, alguns critérios devem ser considerados:
Estaquia: desenvolve uma nova planta a partir do enraizamentos das plantas. Enxertia: a planta tem duas partes pq junta uma parte do tecido de uma planta com outra.