Geralmente este período se estende de 3 a 4 dias após a relação sexual. "Caso no momento da relação sexual a mulher estiver ovulando, a fecundação pode acontecer em cerca de 2 horas, que é o tempo que os espermatozóides levam para chegar às trompas e penetrar no óvulo", explica a especialista.
O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.
Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação a placenta e para ser menina o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Para ser considerado do sexo masculino, do lado direito do local onde se formará a placenta (está ligado ao útero).
O útero é um órgão encontrado no corpo da mulher e que faz parte do sistema genital feminino. Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga. Esse órgão é bastante móvel, entretanto, possui vários ligamentos que garantem a sua fixação.
Uma das possibilidades apontadas pelo estudo é a de que quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê.
A fecundação, encontro do espermatozoide com o ovócito, ocorre na tuba uterina. O desenvolvimento do embrião ocorre no útero.
Clivagem meroblástica ou parcial: a clivagem ocorre em apenas uma região do zigoto. Discoidal: A divisão ocorre em uma área de disco que não apresenta vitelo. Ocorre em ovos telolécitos (grande quantidade de vitelo, que ocupa quase toda a célula). Superficial: A divisão ocorre na periferia do zigoto.
A fecundação é um processo que ocorre normalmente nas tubas uterinas no primeiro dia após a ovulação. No dia da ovulação, a mulher libera de seu ovário um ovócito secundário, que é chamado popularmente de óvulo. Esse ovócito inicia uma migração em direção ao útero que demora cerca de oito dias para ser completada.
Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:
Esse tempo pode variar de acordo com o ciclo de ovulação da mulher, sendo cinco a sete dias a média definida pela medicina para começar a contagem das semanas gestacionais. Nesse processo de fixação do zigoto pode ocorrer um leve sangramento, com duração média de três dias.
Durante o procedimento de implantação do óvulo fecundado no útero, ele está muito irrigado. Por isso, é que pode haver o rompimento de alguns vasos sanguíneos, resultando no sangramento de implantação.
Devido às alterações fisiológicas que surgem durante a gravidez, é normal haver um corrimento no início da gravidez, caracterizando-se por ser abundante, branco ou esbranquiçado, e ácido. Assim, desde o início do primeiro trimestre, a grávida tem um corrimento que pode ser normal.
No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.
Constante vontade de urinar. Seios doloridos, com sensação de formigamento ou inchados. Enjoos (matinais ou não) Alteração de cor na aréola (parte circular que envolve o bico do seio), aparecimento de uma linha do umbigo até o osso púbico ou outras alterações na pele.
No final desta semana o corpo do bebê dobrará de tamanho. Fígado, rins, intestinos, cérebro e pulmões estarão totalmente formados. O feto se mexe se alguém cutuca a barriga, mas a mãe ainda não consegue sentir os movimentos.
Evolução da gravidez Inicia-se numa única célula que posteriormente se divide em várias células que acabam por formar os vários tecidos e órgãos. A vida in útero divide-se em dois grandes períodos: Período embrionário – O período embrionário é também denominado de “organogénese” que vai até à 12ª semana de gestação.
O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.
Sinais de que o bebê está se desenvolvendo bem
Sintomas que não devem ser ignorados durante a gravidez