EQST

Quanto Tempo Leva Para Fechar A Moleira?

Quanto tempo leva para fechar a moleira? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quanto tempo leva para fechar a moleira?

A região da moleira localizada na frente da cabecinha do bebê, por ser a maior, demora mais tempo para se solidificar, o que pode levar de 12 a 18 meses. Já a da parte posterior do crânio, ou seja, atrás da cabeça, leva, em média, 2 meses para se fechar.

Como é a moleira do bebê?

A moleira do bebê, também chamada de fontanela, é uma membrana fibrosa que ocupa os espaços entre os ossos do crânio. Esta membrana fica na frente e atrás da cabeça, para facilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal na hora do parto.

Que são as fontanelas moleiras e como ocorrem?

As fontanelas, mais vulgarmente conhecidas como moleiras ou simplesmente moleira, é um espaço entre os ossos do crânio do recém-nascido. O bebê nasce com duas moleiras: uma fica na parte de trás (fontanela posterior) e outra no alto da cabeça (fontanela anterior). As moleiras têm funções muito importantes.

Como é uma moleira normal?

A moleira alta, mas flexível ou almofadada, é algo normal e que não apresenta problema. No entanto, se você perceber que está alta e tensa, pode ser um sinal de pressão intracraniana por alguma razão. Nesse caso, é fundamental encaminhar o bebê para a urgência médica.

Porque a moleira do bebê mexe?

Pode receber o nome de fontanela anterior – que é a maior e mais preocupante – e fontanela posterior. Estas permitem que os ossos se mexam para que a cabeça do bebé passe pelo canal do parto, além de deixar que o cérebro tenha espaço durante o seu crescimento, até atingir o tamanho definitivo.

Como saber se está tudo bem com a moleira do bebê?

A fontanela menor fecha-se até o segundo mês de vida do bebê, já a fontanela maior fecha-se entre o nono e décimo quinto mês mês. Para saber se tudo está bem, é preciso levar o bebê ao pediatra regularmente, o ideal é 1 consulta por mês até o oitavo mês de vida.