A Alcachofra (Cynara scolymus L.) possui propriedades medicinais protetoras do fígado, mas também pode ser usada para emagrecer, devido a sua capacidade de eliminar toxinas e excesso de líquido do organismo.
Por essa razão, durante o processo de emagrecimento é recomendado que você tenha também outras referências para saber se está reduzindo a gordura corporal, como medir a circunferência abdominal, conferir se as roupas ou o cinto da calça estão ficando folgados e até mesmo se observar no espelho.
Uma maneira de minimizar isso é justamente não reduzir muito rapidamente os quilos na balança. Explicando bem basicamente, ao emagrecer de forma lenta e gradual você permite que seu corpo se "acostume" com aquele peso menor e entenda que ele é seu "peso normal", em vez de lutar para voltar ao peso anterior.
Avaliações da alcachofra indicam que ela apresenta ação antioxidante semelhante à da vitamina C e da vitamina E. Estudos em laboratório indicaram que ela foi capaz de proteger culturas de células do fígado, reduzindo o estresse oxidativo.
Além de ser também considerada um alimento tônico e afrodisíaco, a alcachofra possui indicações clínicas que incluem a redução do colesterol e a regulação da glicemia, devido à substância cinaropicrina, que é encontrada nas suas folhas e que promove o aumento das secreções biliar e gástrica. Veja para que serve a alcachofra.
A presença de nutrientes pode variar conforme a apresentação da alcachofra, sendo que as cápsulas e extratos, por exemplo, costumam ser mais concentrados e, se forem combinações, podem incluir ainda outros aspectos nutritivos.
Tomar chá de alcachofra estimula a produção de bílis, que promove a boa digestão e ajuda a “quebrar” efetivamente os alimentos, principalmente as gorduras, possibilitando que os nutrientes sejam melhor absorvidos através da corrente sanguínea.
O que pode acontecer, no entanto, é que a planta (em chá, extrato ou derivados) pode estimular a diurese, ou seja, fazer com que o líquido acumulado seja eliminado. Isso, então, reduzir o inchaço corporal.
E já que falamos que o ganho de massa reflete no peso da balança, nunca é demais lembrar que isso não é ruim. Pelo contrário, é muito bom para o organismo. A prática de exercícios físicos é essencial para a saúde e peça importante em um processo de emagrecimento e manutenção do peso saudável.
O objetivo de consumir suplementos ou produtos de alcachofra composta é otimizar os efeitos benéficos da planta. Por serem extratos concentrados e combinados, a ação diurética, nutritiva e medicinal é aumentada.
Comi logo 3 à noite e acordei com fortes dores abdominais e diarréia persistente que levou um dia uma noite e na manhã seguinte até sangue apareceu nas fezes.enfraqueci e até dificuldade pra respirar, tão cedo não compro mais!
O tempo de tratamento com a alcachofra deve ser orientado pelo médico, sendo que normalmente para o alívio de problemas digestivos, o recomendado são até 2 semanas de uso, e para o colesterol alto, de 6 a 12 semanas.
Então, a seguir vamos conhecer melhor essa planta, seus benefícios e contraindicações, além de aprender a fazer o chá da alcachofra.
Além de desintoxicar, há benefícios do chá de alcachofra também para tratar gordura no fígado, uma condição conhecida como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), ou esteatose hepática, que ocorre quando muita gordura se acumula nas células do fígado.
"Experimente tomar 1/2 copo de água morna com limão pela manhã. Este hábito ajuda o fígado a eliminar toxinas que prejudicam o funcionamento do organismo. Em alguns dias sentirá sua energia revitalizada!", sugere a nutricionista.
Além disso, há pesquisas e usos da alcachofra como agente antimicrobiano, anti-inflamatório, antifúngico e com potencial de proteger contra o câncer, contra problemas no fígado e contra problemas de irregularidade do colesterol.
Eu também senti esses sintomas, após suspensão fiquei bem, depois de umas 30 horas após a última cápsula. Tonta, sem coordenação, cabeça estranha, pensei que eu estava ficando louca, quanta agonia passei.
Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.
Quem tem alergia a alguma das plantas mencionadas no tópico anterior também deve informar o médico antes de comer ou usar o extrato da planta como remédio, para não sofrer com algum tipo de reação alérgica.
Ingerir 2 comprimidos de Alcachofra 200mg, 3 a 4 vezes ao dia, ou a critério médico. Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidos. Utilizar apenas a via oral.