Tempo até a colheita Geralmente, a cabotiá está pronta para ser colhida após 95 ou 100 dias do plantio. Outras abóboras demoram de 130 a 150 dias para amadurecer e as morangas, de 110 a 120 dias.
Quando colher abóbora Colheita em meados de setembro. Um pré-requisito é ter tempo para cortar todas as frutas antes do início da geada. Caso contrário, a abóbora congela e estraga rapidamente. Colhida em um dia seco e bom.
Olhe o lado da abóbora que estava virado para o solo. Quando a abóbora está madura, esse lado tem uma coloração amarelada. Caso contrário, se ela ainda estiver verde, a cor desse lado da casca é creme. O resto dela deve estar verde com um pouco de laranja ou amarelo.
Uma forma de identificar quando a moranga está no ponto ideal para ser colhida é observar a cor do talo do fruto. Se estiver amarelo ou marrom, certamente é a hora da colheita.
Em geral a moranga só é consumida madura, quando a polpa tem gosto adocicado. Escolha frutos com pedúnculo, com casca dura, sem machucados e sem brilho. Pequenas cicatrizes superficiais na casca não comprometem a qualidade do fruto.
A preferência na hora de escolher deve se dar pelos frutos que possuem talo, com casca dura, sem machucados e sem brilho. Pequenos machucados ou fissuras superficiais na casca geralmente não comprometem a qualidade. Se resta dúvida entre duas morangas do mesmo tamanho, opte pela moranga mais pesada.
– Retire as sementes, lave-as em água corrente para retirar a polpa e mucilagem. Deixe escorrer e coloque as sementes para secar sobre folhas de papel ou jornal, em local sombreado e com boa circulação de ar. – Revolva as sementes periodicamente para não grudarem e a secagem ser mais homogênea.
Para um cultivo mais produtivo, recomenda-se que o terreno seja plano e extenso para que as abóboras cresçam sem restrições. O plantio pode ser feito de duas maneiras: depositando as sementes diretamente na terra ou cultivando mudas, depositadas em copinhos ou vasos de papel ou plástico.
lua crescente
Dizem que o melhor momento é o de Lua minguante, pois nesse período a seiva da planta estaria na raíz. Eu pessoalmente já podei na Minguante, mas hoje escolho fazer a poda anual (ou radical) de inverno não apenas das roseiras, mas de todas as outras, nas luas Nova e Crescente.