Dessa forma, é fundamental que esse tempo de três dias não seja ultrapassado.
O tempo de demora até o resultado varia de acordo com a complexidade do exame e do que foi solicitado, podendo variar de duas horas até dois dias úteis.
Antes de explicarmos como interpretar os resultados destes dois hormônios, é preciso saber quais são os seus valores de referência (estes valores podem mudar discretamente de um laboratório para outro). Valores normais de TSH: 0,4 to 4,5 mU/L. Valores normais de T4 livre: 0.
Quando o TSH é considerado alto? TSH alto significa que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes e pode indicar o hipotiroidismo. O valor de referência pode variar de acordo com a metodologia utilizada. Confira no laudo do seu laboratório o valor considerado para o seu exame.
A nível global, a principal causa do hipotireoidismo, e por consequência do TSH elevado, é a deficiência de iodo. Ele é fundamental na produção dos hormônios tireoideanos, que levam 3 (T3) ou 4 (T4) átomos de iodo em suas moléculas.
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.