No dia 24 de julho de 1839 foi a vez de fundarem a República Juliana, cuja capital seria Laguna. Coube a Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi liderarem essa ação. A República durou poucos meses, em 15 de novembro ela foi extinta. Houve um ataque violento de tropas do governo.
1839
A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerras dos Farrapos, foi a mais longa Revolta Regencial, com 10 anos de duração. Esse conflito aconteceu no Rio Grande do Sul, teve início em 1835 e só chegou ao fim no ano de 1845.
Há controvérsias sobre o que teria facilitado o Massacre dos Porongos. A maioria das evidências históricas, porém, indica que a chacina é resultado da traição do general David Canabarro, homem forte dos farroupilhas. À época, reconhecendo a iminente derrota, os rebeldes tentavam negociar uma anistia com o império.
Cogita-se, assim, que o ataque fora previamente combinado com Canabarro para exterminar os lanceiros negros que, após o fim da luta, poderiam formar bandos armados e acelerar o processo da libertação escrava. O general farroupilha que já negociava a paz com o barão de Caxias, por muito tempo será apontado como traidor.
Porongos, a traição aos negros farroupilhas.
A Guerra dos Farrapos aconteceu, principalmente, por causa da insatisfação dos estancieiros gaúchos com a política fiscal do governo brasileiro.
10 anos