Uma entorse de tornozelo é uma situação comum, que pode ser solucionada em casa e que, quando leve, a pessoa geralmente se recupera em 7 a 15 dias, havendo diminuição da dor e do inchaço.
Uma entorse no tornozelo é uma ruptura ou estiramento doloroso de um ou mais dos ligamentos que mantêm o tornozelo no lugar. Os ligamentos são faixas de tecido curtas e resistentes, que seguram seus ossos nas articulações.
O tratamento para entorse no tornozelo deve ser orientado pelo ortopedista de acordo com a gravidade e duração dos sintomas. Na maioria dos casos, a entorse é simples, sendo verificado apenas estiramento do ligamento e os sintomas passam em menos de 5 dias, sendo nesse caso indicado apenas colocar uma compressa de gelo no tornozelo enquanto descansa sentado ou deitado, mas com os pés elevados.
Após o exame, o seu médico irá determinar o grau da sua entorse que lhe permitirá traçar um plano de tratamento. A classificação da entorse do tornozelo é feita de acordo com a gravidade dos danos nos ligamentos, a saber:
Entorse do tornozelo é o nome que se costuma dar ao traumatismo do tornozelo que resulta quando há um mau apoio do pé no chão e há uma torção do pé. Esta torção do pé vai levar a que haja uma sobrecarga dos ligamentos responsáveis por manter a estabilidade do tornozelo e, por conseguinte, à sua rotura e consequente lesão ligamentar.
Uma entorse grau 3, em que pode haver ruptura total de um ou mais ligamentos do tornozelo; coloca você em risco de instabilidade permanente do tornozelo. Raramente, a cirurgia pode ser necessária para reparar os danos, e é feita especialmente em atletas competitivos para garantir a segurança na volta à prática.
As lesões mais leves podem demorar de 7 a 15 dias para se recuperar completamente. No entanto, quando as lesões são mais graves, apresentando roxidão, inchaço ou dificuldade para caminhar, por exemplo, o tempo de recuperação pode demorar até cerca de 1 mês e pode ser necessário um curto período de imobilização, reabilitação por meio de fisioterapia ou apoio para andar.
A utilização de exames auxiliares como radiografias (Rx) ou tomografia computorizada (TC ou TAC) ajudam a excluir a existência de fraturas (lesões ósseas) associadas ao traumatismo.
Normalmente, o tornozelo é rolado para dentro (entorse de inversão) ou, menos frequentemente, para fora (entorse de eversão). A Entorse de inversão que causa dor ao longo do lado externo do tornozelo e é o tipo mais comum.
Voltei a correr depois de 3 meses parados de qualquer aeróbico. Logo no primeiro treino já senti a canela queimando, travada e dolorida na primeira volta de 500m…Se eu não treinar, de acordo com esse artigo, eu nunca vou voltar ao q era antes e a dor sempre acontecerá quando eu tentar correr. Inúmeras situações de dores exigem q a pessoa continue treinando para fazer o corpo se fortalecer como era antes. Mas estes artigos sempre fazem terrorismo. Se o mundo fosse bem como querem q seja nesses textos de internet, o ser humano seria mais fraco do q já é.
Geralmente, a recuperação demora seis a oito semanas. Se as pessoas não aguardarem até a recuperação total do tornozelo antes de retomarem suas atividades habituais, elas aumentam o risco de lesões futuras e o tornozelo pode não sarar bem.
A órtese noturna que alonga os pés é maravilhosa. Eu não podia mais participar de corridas, esteiras, gastava muito com tênis e palmilhas. Fazia todos os dias fisioterapia e cheguei a fazer ondas de choque. A indicação médica era cirúrgica. Continuei com as fisioterapias e alongamentos e comprei essa órtese. Meu pé é outro depois de 6 meses. E invista em palmilhas desenhadas para os seus pés, isso fará muita diferença na sua vida. Faço 2 horas de esteira e o que dói são as pernas, nem lembro mais que tenho pés.
Os ligamentos são estruturas pouco elásticas que funcionam como estabilizadores das articulações. Quando a força exercida sobre eles é muito grande, como não têm elasticidade, eles rompem. Por vezes, quando o osso é mais frágil, pode haver uma fratura (o osso parte) em vez de haver a rotura do ligamento.
Geralmente, as entorses no tornozelo ocorrem quando as pessoas caminham ou correm em superfícies irregulares e o pé vira para dentro, esticando os ligamentos do tornozelo além de seus limites e rompendo-os.
Em alguns casos pode ser necessário imobilizar o pé colocando uma tala ou gesso por alguns dias e durante esse período, podendo ser também indicado o uso de muletas para andar durante esse período. O fisioterapeuta poderá usar ainda uma fita de kinesio tape para proteger o tornozelo evitando que o pé vire para fora de forma excessiva.
Para entorses graves do tornozelo, o seu ortopedista pode considerar tratá-lo com gesso curto por duas a três semanas ou uma bota imobilizadora com posterior recomendação de fisioterapia.
As entorses geralmente ocorrem quando pé vira para dentro, fazendo com que a sola do pé fique de face para o outro pé (chamado inversão). Esta lesão geralmente danificada os ligamentos na parte exterior do tornozelo. A inversão pode ocorrer quando as pessoas caminham em terreno irregular, sobretudo ao pisar em uma rocha ou descer do canto do meio-fio.
A Entorse de tornozelo é uma lesão muito comum. Acontece tanto durante atividades esportivas como nas atividades do dia-a-dia. Basta perder o equilíbrio, pisar num buraco, caminhar numa superfície irregular, quebrar o salto do sapato ou se perder em uma pequena distração. Cerca de 25.000 pessoas torcem o tornozelo todos os dias.
Aplicar compressas de gelo ou mesmo de ervilhas congeladas na área afetada, deixando atuar durante 15 minutos, pode ajudar a aliviar a dor e o inchaço. É importante colocar uma toalha fininha ou uma fralda entre a pele e a compressa para evitar que o frio queime a pele.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global