A perda de memória geralmente dura de 1 a 8 horas, mas pode durar de 30 minutos até 24 horas (raramente). A maioria das pessoas com amnésia global transitória tem apenas um episódio na vida, a não ser que a causa seja convulsões ou enxaquecas.
A amnésia refere a perda de memória parcial ou completa. Tornar-se esquecido é comum e normal como idades de uma pessoa, contudo, quando a perda de memória começa a interferir com as actividades da vida diária, precisa de ser avaliado por um médico para ser um sinal de uma doença mais profunda.
O que causa amnésia
Tratamento da amnésia
Amnésia anterógrada – o paciente não consegue se lembrar de novas informações, como coisas que aconteceram recentemente. Informações que devem ser armazenadas na memória de curto prazo desaparecem. Isso geralmente é causado por trauma cerebral (dano cerebral a partir de uma pancada na cabeça, por exemplo).
É recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro quando:
“Nos casos mais leves, alguns sinais de alerta que indicam a realização dos exames são suspeita de fratura no crânio, saída de sangue ou secreção pelo nariz ou ouvidos, olhos arroxeados, episódios repetidos de vômitos, crises convulsivas, perda de consciência por tempo superior a cinco minutos, entre outros”, pontua.
Concussão cerebral é um tipo de trauma crânio-encefálico (traumatismo craniano) que se caracteriza por uma perda transitória da consciência, ou seja, a pessoa literalmente fica desacordada por alguns segundos.
A concussão cerebral nada mais é que um trauma leve sofrido pelo cérebro. Um impacto externo causa o movimento do órgão dentro do crânio e causa lesões.
A ressonância magnética (RM) do crânio ou craniana (cabeça) é um exame com excelente acuidade diagnóstica na avaliação do encéfalo, muito importante no estudo de diversas patologias.