No cativeiro ele vive mais de 12 anos e reconhece o seu tratador. A temperatura da água de um beijador é de 25°C, mas se ela variar muito, ele pode pegar Ictioftiríase (íctio) facilmente. O Ph ideal da água do aquário destinado a este peixe é de 6,5 a 7,5.
Os beijadores beijam uns aos outros para delimitar território. Às vezes a agressão não é tão perceptível. Aprenda a conhecer seu peixe. ... - Falta de apetite: Quando um peixe obriga o outro a ficar longe da comida, a vítima desiste completamente de comer.
Anabantoidei é uma subordem de peixes perciformes de água doce, por vezes designados pelo nome comum de peixe-labirinto. Caracterizados por possuírem um órgão respiratório semelhante a um pulmão, designado por órgão labirinto, que lhes permite respirar ar atmosférico.
Não existe peixe que não precise de oxigênio para respirar. Mas existem espécies que, além do oxigênio dissolvido na água, conseguem absorver oxigênio diretamente do ar. Dentre eles estão os Bettas, Trigocaster, Colisa, Paraíso e Beijador.
Um dos aspectos mais comuns quando o nível de oxigênio está baixo, é o comportamento dos animais. Eles nadarão e comerão menos. Além disso, a medida que os níveis baixam, os peixes começam a mostrar alguns sinais como, respiração ofegante e movimentos brânquicos mais rápidos.
A redução de oxigênio na água é um dos efeitos da presença de grande quantidade de plantas aquáticas no local. Além disso, a concentração de peixes no mesmo momento no mesmo ponto pode ter contribuído para a diminuição do teor.
Quais são os sintomas de falta de oxigênio e como podemos reconhecê-los? A primeira resposta de um peixe que se encontra em água com reduzido oxigênio é aumentar a taxa de ventilação. Qualquer pessoa que conheça de perto seu peixe notará que os peixes mantém um ritmo natural de ventilação.
As setas vermelhas indicam o consumo de oxigênio e as setas verde indicam a disponibilidade. Primeiro, vamos entender como se dá o processo de oxigenação no aquário e já vou dizendo que aquelas bombinhas de ar não ajudam muito. A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico.
Teste de aquário: cheque o pH (potencial hidrogeniônico) Por que é importante: com escala de 0 a 14, é o índice que mede a acidez (0 a 6.
Devido a esses fatores, os peixes podem acabar buscando águas mais frias. Dentro do aquário, a água mais quente se desloca para a parte superior, enquanto a parte mais fria é justamente o fundo. Sendo assim o peixe procura o fundo do aquário, que é mais frio e tem mais oxigênio.
Dentro do aquário, o contato do tronco com a água promove a liberação da substância, deixando-a mais escura. Embora torne o aquário menos vistoso, o tanino não é prejudicial para os peixes. ... A decomposição de plantas e outras matérias orgânicas do aquário também podem deixar a água escura.
O que pode estar acontecendo: aquários com água turva ou esbranquiçada sugerem crescimento bacteriano causado por altos níveis de matéria orgânica ou por um leve desequilíbrio no filtro biológico, enquanto a coloração esverdeada pode significar proliferação de algas e a amarelada é resultado da decomposição da matéria ...
Saiba como manter um aquário sempre limpo e aprenda a cuidar dos seus peixes e das suas plantas....Tipos de limpeza
Dentre os enfeites naturais, é sabido que o tronco de arueira ajuda a amolecer a água e assim a queda do pH, sendo muito usado em aquários de peixes amazônicos. Outro condicionador usado para amolecer a água é a turfa, geralmente colocada em saquinho dentro do filtro ou em uma passagem de água.
Você pode diluir a água para alterar o pH, reduzindo o número de íons de hidrogênio. Outra opção é adicionar moléculas de hidróxido, carbonato ou bicarbonato à água. A proporção de moléculas vai causar alterações no pH. Na maioria dos casos, adicionar moléculas de bicarbonato ou hidróxido à água vai aumentar o pH.
O bicarbonato de sódio também pode ser usado para alcalinizar a água. Nesses casos é preferível usar um solução saturada deste sal ao invés de usá-lo na forma sólida. O preparo de tal solução é feito da seguinte maneira: Dissolva o máximo de bicarbonato de sódio que conseguir em 200 mL de água quente.
Cada 17g de Bicarbonato de Sódio/m3 de água, eleva a alcalinidade total em 10 ppm. Ideal é a alcalinidade total ficar entre 80 a 120 ppm.
Acrescentando o bicarbonato de sódio. Adicione à água 570 g de bicarbonato de sódio a cada 38.
Para diminuir a dureza da água você pode usar água DI ou RO, ou seja, utilizar um filtro em que a água passe por resina mista, onde serão retirados totalmente os minerais, neste caso a água vai apresentar um GH zero. As plantas também colaboram para consumir os minerais dissolvidos na água.
A dureza da água
A dureza da água é medida geralmente com base na quantidade de partes por milhão (geralmente representado por ppm) de Carbonato de Cálcio (cuja fórmula química é CaCO3, ) também representada como mg/l de Cálcio (Ou seja a quantidade de Cálcio em miligramas que existe em cada litro de água).
Uma maneira natural maravilhosa de abaixar o pH do seu aquário com segurança é adicionar um pouco de musgo de turfa. A única desvantagem é que pode deixar a sua água mais turva e mudar a coloração do aquário. No entanto, você pode pré-tratá-lo em um balde separado por alguns dias antes de colocá-lo em seu tanque.
O método mais simples de abaixar o pH é adicionando um elemento ácido ao aquário. Existem uma infinidade de ácidos orgânicos e inorgânicos que podem ser utilizados como o ácido acético (presente no vinagre), o ácido cítrico (presente nas frutas) e o ácido fosfórico. Tome muito cuidado com o manuseio de ácidos!
Acrescentando 1/8 colher de chá (0,6 ml) de suco de limão a cerca de 4 L de água, você pode abaixar o pH dela em cerca de 1,5. O suco de limão pode ser fresco ou industrializado, mas deve ser 100% puro. Você também pode usar ácido cítrico, mas talvez tenha que dissolvê-lo em um pouco d'água antes.
Para evitar que isso ocorra, é importante medir e anotar as mudanças percebidas, melhorando processos futuros. Para tanto, é necessário utilizar um peagâmetro (medidor de ph), kits para piscina ou papéis de tornassol. Já o controle do ph pode ser feito por meio do cal (seja ele agrícola, hidratada ou virgem).
Uma maneira de aclimatar o biofiltro é cultivar um pequeno estoque de peixes e alimentá-los com pequena quantidade de ração. A pequena quantidade de amônia aclimatará o biofiltro, lentamente, sem afetar o peixe. Após o filtro começar a transformar a amônia em nitrito e nitrato, acrescentam-se mais peixes e ração.
5 e 8
Os valores entre 7,0 e 8,3 são considerados ótimos para a piscicultura, podendo-se, no entanto, trabalhar com valores entre 6,5 e 9,0. A determinação de pH pode ser feita através de um kit químico.