Assim como não há um prazo estipulado para a duração do noivado, o mesmo se dá com os namoros. Não há um momento "certo" para que o noivado aconteça, por isso, aproveite o namoro sem pressa: tudo tem o momento certo para acontecer. Noivar é uma delícia: assim como conhecer seu amor, namorar, casar...
Na Sua Palavra, Deus usa este estado para descrever a situação presente entre Cristo e Sua Igreja. A igreja é chamada a “NOIVA” do Senhor Jesus Cristo e as “BODAS do CORDEIRO” acontecerão no céu logo depois do tribunal de Cristo. Isto é muito precioso para os salvos e fala do amor verdadeiro que Cristo tem para conosco e da Sua promessa de voltar para receber-nos e do Seu desejo ardente de estar com a Sua igreja durante a eternidade. Também traz uma lembrança solene sobre como devemos viver neste tempo enquanto esperamos aquele dia. A igreja deve ser como uma “virgem pura a um só esposo, que é Cristo” (2 Co 11:2,3) e a mistura com o mundo é considerada como infidelidade ao Senhor (Tg 4:4,5).
Como está escrito no evangelho de João, “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Pela expiação de Cristo, somos apresentados a Deus com a pureza de uma virgem no dia do casamento. ...
Então, no fundo, em termos de planejamento, você pode passar direto do namoro para o casamento, considerando o noivado como um período breve e transitório. Ele seria apenas um compromisso assumido já com a data do casamento em vista.
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.” – (1 Coríntios 13:4-8).
Como o desposado dava um tempo para o casal preparar-se para o dia do casamento, hoje o casal, tendo a certeza que o casamento é a vontade de Deus para eles, geralmente ainda precisa dum tempo de preparação. Seria possível casar sem ter este tempo de noivado, mas a maioria de casais jovens tem pouco recurso financeiro e precisa dum tempo de preparação antes do dia do casamento.
Cinco ou sete anos de noivado parece um período aceitável para o mundo, pois, afinal, muitos transformaram esse tempo de compromisso numa espécie de test drive do casamento. Essa distorção é um dos grandes perigos a ser evitados por quem ainda está namorando e quer saber a hora certa de noivar.
Nos dias em que vivemos é necessário enfatizar este aspecto, pois o mundo muitas vezes não espera o casamento. Os judeus eram muito zelosos na pureza durante o desposado e o exemplo de José e Maria serve bem para nós entendermos a vontade de Deus neste respeito. José ficou preocupado com a gravidez de Maria e sabia que ele não era o responsável, pois nunca tiveram relações. Suspeitando a infidelidade dela, José pensava em desfazer o desposado de acordo com a lei, mas sendo ensinado pelo Senhor logo aprendeu a verdade deste caso milagroso e eles casaram-se de acordo com a Palavra do Senhor. Assim, Deus usou este casal puro para trazer Seu Amado Filho ao mundo e Maria era virgem até depois do nascimento do Senhor Jesus Cristo.
Nosso Senhor era judeu, e Ele fazia coisas como um judeu. Frequentemente, se consultarmos as leis e costumes judaicos, vamos achar muitos motivos para atitudes tomadas pelo nosso Senhor. Vamos considerar aqui os costumes judaicos relativos ao matrimônio. Obviamente esses costumes variavam de nação para nação e de tempos em tempos.
Só queira o noivado se você realmente já tiver em vista uma data de casamento. Isso porque, para alguns casais, o período de noivado torna-se uma tentação de ultrapassar o sinal vermelho e fazer aquilo que não se deveria antes do casamento. Infelizmente, há esse risco de se ver o noivado como uma “antecipação” ou um test drive.
Não podemos mencionar aqui todas as preparações necessárias para o dia, pois haverá preferências pessoais sobre a ordem do casamento, mas haverá a parte civil, e geralmente a parte espiritual e a parte social para planejar.
Nunca devemos cair na tentação que porque vamos casar brevemente podemos adiantar neste sentido. As relações sexuais antes do casamento são prostituição que é proibida, e será julgada pelo Senhor (1 Co 6:18-20; 7:9; 1 Ts 4:3,6; 1 Tm 4:12; Hb 13:4) e assim quem teme ao Senhor nunca vai ceder a esta tentação. Por esta razão a duração do noivado não deve ser mais que necessária para planejar o casamento e geralmente, como no caso do judeu, um ano é suficiente, mas pode ser mais ou menos de acordo com as circunstâncias pessoais do casal.
O noivado evangélico é uma importante celebração para os que seguem essa religião, pois como na bíblia não há citação do termo “namorados”, até que esses noivem (pois há citação de noivado na bíblia), não é algo oficial perante a Deus. A celebração geralmente é realizada na casa da noiva, podendo ser algo mais simples ou luxuoso dependendo das condições e de quanto o casal pretende gastar. É importante lembrar que com o casamento chegando, os gastos serão enormes, então há algumas opções para reduzir os gastos aqui, por exemplo, não exagerar muito na decoração, deixe as idéias de decoração para a cerimônia de casamento, mesas com toalhas simples e arranjos simplistas podem ser usados aqui, ou até mesmo não colocar muitas mesas, apenas distribuir algumas cadeiras. Uma outra opção é pedir para que cada convidado contribui com um prato, ou leve bebida, assim você irá economizar nessa hora. Se optar por servir comida, pense em petiscos simples, como mesa de frios ou salgadinhos por exemplo. Os convidados serão os amigos de ambos, além das famílias, e os irmãos da igreja juntamente com o pastor. Como é uma festa, mesmo que mais simples, a futura noiva deve escolher uma roupa bem elegante, geralmente um vestido branco mais simples, assim como o noivo deve usar terno.
Há muitos versículos encontrados na Bíblia que podem ser citados pelo pastor, ou ainda por um dos noivos em algum discurso que ele desejar realizar, abaixo vamos ver alguns dos mais bonitos versículos bíblicos que podem compor a liturgia de um noivado:
Com certeza o casamento trará mudanças e durante o noivado o casal deve procurar a vontade de Deus sobre onde vai morar e servir ao Senhor depois do casamento. O plano de Deus é que a nova família more numa casa diferente que seus pais, onde podem organizar a sua vida conjugal guiado por Deus e com a devida independência dos seus pais (Gn 2:24). Os pais do casal devem aceitar estas mudanças e deixá-los fazer a vontade de Deus. Lembramos aqui o exemplo de Rebeca e seus pais que entenderam que a vontade de Deus foi que ela mudasse longe para casar com Isaque e para servir ao Senhor em outro lugar (Gn 24:55-61). A nova morada deve estar perto de onde o casal pode reunir-se com outros irmãos para ajudar no serviço do Senhor (Hebreus 10:25) e normalmente isto será na igreja onde um ou ambos já são membros. Contudo, a possibilidade do casal mudar neste tempo para outro lugar para ser mais útil numa igreja menor deve ser considerada na presença de Deus.
Infelizmente interromper um noivado será a ação certa a se fazer antes do casamento em certos casos: esta será a melhor solução se graves problemas de relacionamento intratáveis ou diferenças pessoais insolúveis estiverem presentes. E a infidelidade é uma das razões mais comuns para o término de um noivado.
O desposado começou com uma cerimônia entre as duas famílias quando o valor do pagamento, chamado o “dote”, foi combinado e pago pelo homem aos pais da moça. Também nesta ocasião os noivos trocaram presentes. Em certos casos um contrato de trabalho manual foi aceito pelos pais em lugar deste pagamento, como no caso de Jacó e Raquel (Gn 29:18-20). O tempo do desposado durava mais ou menos um ano e durante este tempo o rapaz era dispensado do serviço militar (Dt 20:7) e o casal podia arrumar sua morada futura e geralmente a noiva fazia a sua veste nupcial. Embora chamados de “marido” e “mulher” desde o começo do desposado, não viviam juntos e não tinham relações sexuais durante este tempo. Esta parte era rigorosamente guardada pelo casal e a moça tinha que provar que era virgem quando casou oficialmente no fim do desposado (Dt 22:13-21).
No dia do casamento oficial, os convidados chegavam às BODAS na casa dos pais do noivo. O noivo, acompanhado pelos seus amigos, saía tarde para encontrar com a sua noiva. As amigas da noiva esperavam a sua chegada e quando chegasse avisavam a noiva e os dois grupos iam para as bodas onde havia o casamento oficial e a recepção com o banquete que era celebrado com festividades e brincadeiras e que durava às vezes até por sete dias (Juizes 14:10-12; Mt 22:1-4; 25:1-6).
O maior segredo do tempo de duração de um noivado, é o amadurecimento, pois se o casal amadureceu juntos a ideia do casamento, se sentem preparados para dar início a esse passo vale a pena casar independente do tempo que há de noivado seja 2 meses ou 10 anos.
Para aqueles que são maiores de 16 e menores de 18 anos¹, entende-se que podem se casar, desde que com a autorização de seus pais (artigo 1517 do Código Civil Brasileiro). Caso os pais não autorizem o casamento do filho que possui entre 16 e 18 anos, existe o que se chama de suprimento judicial de consentimento.
A seguir, cito 5 pontos que devem ser meditados para saber se é a hora certa de noivar ou não.
Você pode decidir casar depois dos 40 e ser muito feliz. 2. ... Por outro lado, querer alguém para apoiá-la em todos os altos e baixos da vida é uma grande motivação para se casar. Além disso, ter alguém do lado para se divertir ou sair para jantar é uma visão positiva do matrimônio.
Não há regra para pedir alguém em casamento, mas noivado deve ser inesquecível.
Como saber se você está pronto para se casar?
Aqui estão alguns sinais de que você atingiu esse nível:
Veja seis sinais de que seu namorado é para casar
8 Sinais de que você finalmente encontrou a pessoa certa
5 maneiras de saber se ele é bom mesmo ou só se faz
Como saber se ele te ama de verdade
Afinal, como Deus confirma um namoro? Primeiro, é muito bom saber que há pessoas que antes de tomarem uma decisão, querem saber o que Deus acha a respeito....Enraizando o conhecimento…
Para ser a pessoa certa para o outro se faz necessário estar bem consigo, com o próximo e principalmente com Deus. Para encontrar a pessoa certa é preciso ser a pessoa certa O casamento é uma instituição divina que Deus estabeleceu desde o momento da criação do homem e da mulher.
Coríntios 7:38 – “Assim, aquele que se casa com a virgem faz bem, mas aquele que não se casa faz melhor”. Salmos 27:14 – “Espere no Senhor. ... 1 Coríntios 7:32,35 “Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.
Passos para encontrar a pessoa certa
5 maneiras de sentir o amor de Deus
# O amor de Deus é incondicional “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”
Amor Ágape: é o amor que caracteriza DEUS. Trata-se do amor que DEUS tem por nós, um amor leal, firme e fiel. Não importa o que o homem faça, o amor de DEUS não aumentará e não diminuirá, simplesmente continuará o mesmo, ou seja, eterno, infinito e imensurável. É um amor tão grande a ponto de ser sacrifical.
O amor de Deus é um conceito central nas concepções monoteístas de Deus. Na teologia, este amor é o atributo divino segundo o qual Deus deseja dirigir-se ou comunicar-se bondosamente à sua criação (a humanidade).