A lagarta permanece no casulo por apenas 2 semanas, conforme o corpo se transforma no de uma borboleta. Algumas espécies ficam enclausuradas durante o inverno, emergindo na primavera.
A vida da borboleta é curta Em média, elas vivem entre 2 e 4 semanas após sair de seu casulo. Pode parecer pouco, mas é o suficiente! Elas experimentam flores com seus pés, se alimentam, copulam, procriam e morrem pacificamente. ... Em apenas 24h, esse inseto sai de seu casulo, vive intensamente e morre de causas naturais.
8. Depois de toda a transformação que enfrentam, deixando de ser lagartas até virarem borboletas, esses bichos vivem (na maior parte das espécies) de duas semanas a dois meses. Mas sabia que algumas mariposas (parentes das borboletas) vivem menos de 24 horas? Elas se acasalam com os machos, botam ovos e morrem.
Em outras regiões, a presença da mariposa-bruxa traz felicidade, pois acredita-se que após o falecimento de um ser querido ela representa a alma da pessoa que visita seus parentes para se despedir. Pequenos seres de luz que iluminam a escuridão ou seres galácticos que iluminam as florestas.
Os lepidópteros, grupo a que pertencem as borboletas e mariposas, são elementos importantes na natureza. Servem de alimento para uma infinidade de animais, controlam populações de plantas invasoras e, especialmente, promovem a polinização das plantas.
Sendo basicamente criaturas noturnas, as mariposas evoluíram para seguir o brilho da lua, por meio de um método chamado de orientação transversal. Por que as mariposas são obcecadas por lâmpadas? A resposta está na capacidade que elas desenvolveram de se movimentar de acordo com a luz da lua e das estrelas.